CI

Cafeína ajuda abelhas no seu “radar”

Escolher a melhor flor para comer não é fácil como parece para as abelhas


Foto: Pixabay

Um artigo publicado no dia 28 de julho na revista  Current Biology, pesquisadores mostraram que alimentar abelhas com cafeína ajuda a sentir o cheiro de uma flor específica com néctar dentro. Estudos anteriores mostraram que como as abelhas gostam da cafeína e visitam as flores cafeinadas com mais frequência para obtê-la, este primeiro estudo mostrou que consumir cafeína no seu ninho na verdade ajuda como as abelhas a encontrar certas flores fora do ninho. 

“Quando você dá cafeína a abelhas, elas não têm medo de andar em círculos, mas parecem estar mais motivadas e mais eficientes”, diz Sarah Arnold, pesquisadora do Instituto de Recursos Naturais (NRI) da Universidade de Greenwich nos Estados Unidos Reino. "Queríamos ver a cafeína sendo fornecida para ajudar seus cérebros a aumentar uma associação positiva entre uma determinada flor e uma recompensa de açúcar”, completa. 

Escolher a melhor flor para comer não é fácil como parece para as abelhas. “Na verdade, é um ambiente bastante desafiador para as abelhas, porque elas não têm uma visão extraordinariamente nítida de longa distância”, diz Arnold. "Eles precisam confiar em muitas pistas, como o cheiro, para encontrar boas flores”, indica. 

Os cientistas sabem que a cafeína, encontrada naturalmente em plantas como café e frutas cítricas, desempenha um papel importante em transformá-los em clientes fiéis de flores cafeinadas. Mais experiências anteriores em que as abelhas mostram uma preferência por cabelos feitos de flores de néctar com foram de cafeína principalmente sujeitos a dar cafeína abelhas à própria flor. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.