CI

Cai margem de lucro dos produtores de leite

Alta nos custos de produção e queda nos preços



De acordo com o boletim “Ativos da Pecuária de Leite”, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), caíram em 5,09%, em média, os valores pagos ao pecuarista pela produção. Isso significa que o produtor perdeu R$ 0,078 centavos por litro de leite comercializado.


O efeito ocorre em função da alta nos custos de produção e da queda nos preços. O Custo Operacional Efetivo (COE) subiu 2,29%, enquanto o Custo Operacional Total (COT), que contempla o COE, mais a reposição de patrimônio e o pró-labore, teve alta de 2,15%.

Segundo dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), entre os motivos da elevação dos custos estão a estiagem prolongada no centro-sul do país e o aumento do salário mínimo (média de 8,26%). Também pesa a subida dos preços dos insumos, com 4,58% do sal mineral e 0,83% dos concentrados e adubos, que representam 45% do COE.


“Ainda que a demanda não tenha enfraquecido significativamente, foi o acréscimo expressivo da produção que acarretou na queda dos preços recebidos pelo produtor de leite no final de 2013 e início de 2014”, explica o boletim. Mesmo com a alta de 10,37% no Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L), que mede o volume de leite adquirido pelos laticínios junto aos produtores, os preços recuaram por conta do aumento de oferta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.