Cajuína piauiense ganha versão orgânica
CI
Agronegócio

Cajuína piauiense ganha versão orgânica

Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios mostra única fábrica no estado que produz a bebida neste formato
Por:
Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios mostra única fábrica no estado que produz a bebida neste formato
Brasília - O programa Pequenas Empresas Grandes Negócios que vai ao ar no próximo domingo (29), às 7h30, na TV Globo, traz como destaque a cajuína orgânica do Piauí. A reportagem será reapresentada ainda no domingo, às 9h05, no canal Globo News. A matéria terá reprise no Canal Futura, na segunda-feira (30), às 16h30, e na terça-feira (31), às 6h e às 13h.

Bebida mais popular do Piauí, a cajuína ganha versão orgânica. Trata-se de um suco de caju mais leve. No estado, 400 fábricas produzem 4 milhões de garrafas por ano, porém apenas uma indústria oferece a orgânica. O negócio do engenheiro agrônomo Josenilto Lacerda Vasconcelos participa do Projeto de Fruticultura do Piauí, organizado pelo Sebrae.

A instituição atende 70 empresas rurais, capacitadas em Gestão e Qualidade. Para conquistar os consumidores, o empreendedor buscou a fórmula perfeita. Ele realizou vários testes e alcançou o melhor sabor com a mistura de três espécies de caju. Preparar a bebida é trabalhoso. As frutas são lavadas com uma solução de água clorada para eliminar fungos e bactérias. Depois, são trituradas, filtradas e engarrafadas.

Todo o processo leva seis horas e garante uma cajuína com alto teor de vitamina C. Essas qualidades agregam valor ao produto. A fábrica produz 40 mil litros da bebida por ano. Com a certificação orgânica, subsidiada pelo Sebrae, o preço aumentou 20%. O Sebrae leva a cajuína para feiras no Brasil e até no exterior. Dessa forma, a empresa consegue novos clientes, mas, a maior parte da comercialização ainda é feita no Piauí, em 2,5 mil pontos de venda.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.