Calendário de vacinação contra aftosa será invertido a partir de 2017

Agronegócio

Calendário de vacinação contra aftosa será invertido a partir de 2017

Segundo o Indea- MT, em maio foram imunizadas 12.147.115 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos
317 acessos

Segundo o Indea- MT, em maio foram imunizadas 12.147.115 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos

A partir de 2017 o calendário de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso será invertido.  A imunização do rebanho de mamando a caducando passará a ser realizada em maio, enquanto a campanha de vacinação em animais de 0 a 24 meses será em novembro.

“Essa é uma demanda antiga do setor. Há pelo menos quatro anos pleiteamos a inversão junto aos órgãos competentes. Acreditamos que alteração irá facilitar o manejo, já que no mês de maio as chuvas são menos frequentes do que em novembro. Além disso, novembro é um mês em que os produtores que integram agricultura e pecuária estão realizando o plantio”, explica o diretor de Relação Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rogério Romanini.

No dia 6 de maio a Famato protocolou mais um pedido de inversão junto ao Indea-MT.  A recomendação foi aceita e encaminhada para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O protocolo de alteração do calendário de vacinação deve ser assinado pelo Ministro Blairo Maggi, sexta-feira (12), durante a 44º Exposul em Rondonópolis.

“A concordância do Indea-MT com a nossa solicitação mostra que estamos no caminho certo. Afinal temos o maior rebanho bovino do país e já estamos há nove anos com índice de cobertura de vacinação contra a febre aftosa acima de 99% do rebanho e há 20 anos livre da doença, resultado do compromisso dos pecuaristas do estado com a sanidade animal”, acrescenta Romanini.

Segundo o Indea- MT, em maio foram imunizadas 12.147.115 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses. O volume corresponde a 99,4% dos animais com idade até dois anos. Foram realizadas vacinações oficiais em 2.909 propriedades, quando os animais são vistoriados para a verificação da sanidade do rebanho.

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink