CI

Califórnia (EUA) enfrenta surto da Doença de Newcastle

Tão perigosa e temida quanto a Influenza Aviária a Doença de Newcastle foi confirmada em condados da Califórnia


Tão perigosa e temida quanto a Influenza Aviária – por, inclusive, também impedir exportações – a Doença de Newcastle foi confirmada em condados da Califórnia, EUA. À primeira vista a ocorrência não chega a representar novidade, pois a presença do vírus da Doença na mesma região foi confirmada em maio deste ano, ou seja, há pouco mais de seis meses. A diferença é que, então, o problema envolveu aves de exposição (exóticas, ornamentais, raras, etc.). O caso atual envolve aves comerciais.

Ao confirmar a ocorrência da doença – agora oficialmente identificada como “Doença de Newcastle Virulenta”(VND, na sigla em inglês) quando, antes, era tratada como “Doença de Newcastle Exótica” – a Defesa Sanitária Animal dos EUA (Animal andPlant Health Inspection Service – APHIS) preocupou-se, sobretudo, em esclarecer que se trata de problema tipicamente aviário, ou seja, sem quaisquer riscos para quem consome carne de frango ou ovos e que seus eventuais efeitos (sobre quem faz o manejo de aves afetadas) se resumem a uma conjuntivite e a sintomas de gripe.

A ocorrência da Doença é de comunicação obrigatória à OIE. Mas, aparentemente, o APHIS ainda não o fez. Sabe-se, porém, que o Serviço Veterinário da Califórnia determinou o imediato sacrifício sanitário de todas as aves de vários condados californianos, entre eles, Compton, Muscoye Mira Loma/Jurupa Valley. O último registro da Doença em plantéis comerciais da Califórnia data de 2003.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.