Califórnia detecta novo caso de Newcastle, 3º em poedeiras

Saúde Animal

Califórnia detecta novo caso de Newcastle, 3º em poedeiras

Final da semana passada, anunciou a detecção de novo caso de Newcastle em um plantel de poedeiras comerciais do estado da Califórnia
Por:
56 acessos

Embora paralisado pela quebra de braço entre o presidente Trump e o Partido Democrata, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) mantém-se ativo em relação às atividades essenciais, caso da saúde animal. Tanto que, no final da semana passada, anunciou a detecção de novo caso de Newcastle – o terceiro em menos de um mês – em um plantel de poedeiras comerciais do estado da Califórnia.

Ao efetuar o anúncio de mais uma detecção da Doença de Newcastle Virulenta (antes, Doença de Newcastle Exótica), o Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal do USDA (APHIS, na sigla em inglês) apenas citou o local da detecção (granja comercial do condado de Riverside), sem especificar o número de aves envolvidas. Mas de acordo com a entidade máxima do setor de postura norte-americano (United Egg Producers), o plantel envolvido conta com mais de 100 mil poedeiras e está localizado a menos de 10 quilômetros da granja onde foi detectado o segundo caso da doença (162 mil aves sacrificadas).

Como, no primeiro caso (detectado em 15 de dezembro), foram sacrificadas 110 mil poedeiras, o número de aves abatidas em planteis comerciais não está longe das 400 mil cabeças. Mas o total de aves de todas as espécies sujeitas a sacrifício sanitário pode ultrapassar meio milhão de cabeças, visto que o Serviço Veterinário da Califórnia determinou o sacrifício geral de todas as aves de várias cidades do sul do Estado, “independente de terem sido previamente testadas e apresentarem resultado negativo para Newcastle”.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink