CI

Califórnia do Puruã e AS Malke Furioso vencem 15ª Credenciadora no RS

A final da Credenciadora ao Freio de Ouro encerrou as atividades da 29ª Expoutono de Pelotas, iniciada na quarta-feira e que teve a participação das raças jersey e crioula


A fêmea Califórnia do Puruã (Box 001) e o macho AS Malke Furioso (Box 020) são os grandes vencedores da Credenciadora de Pelotas, encerrada na manhã de domingo (06-04). Califórnia obteve média final de 17,802 e foi montada pelo ginete Flávio de Souza Xavier. O macho AS Malke Furioso foi conduzido por Silvano de Alencar Machado e ficou com a média de 17,686.


A final da Credenciadora ao Freio de Ouro encerrou as atividades da 29ª Expoutono de Pelotas, iniciada na quarta-feira e que teve a participação das raças jersey e crioula. De acordo com o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Mílton Moraes Filho, o faturamento dos dois remates realizados durante a feira, ficaram em torno de R$ 280 mil.

Participaram da 15ª Credenciadora ao Freio de Ouro de Pelotas, 16 animais, oito fêmeas e oito machos. O trio de jurados foi composto por Cássio Souza Bonotto, Daniel Souza Mello e Rouget Gigena Wrege.

Resultado
Fêmeas
1º lugar - Box 001 - Califórnia do Puruã - Pontuação: 17,802
Criador - Stefano Scaglioni Marini
Cabanha Puruã - Arroio Grande
Ginete - Flávio de Souza Xavier

2º lugar- Box 006 - BT Rastra do Junco - 17,295
Sérgio Prieto Garcia - Cabanha Prieto - Rio Grande
Leandro Marques

3º lugar - Box 004 - Atrevida da Tracionera - 16,825
André Araújo Oliveira - Cabanha Butiá - Pelotas
André Oliveira

4º lugar - Box 003 - Laguna da Harmonia - 16,619
Vilson Silveira - Arroio Grande - Maciel Martins

Machos
1º lugar - Box 020 - AS Malke Furioso - 17,686
Silvano de Alencar Machado - Cabanha Rio Ligeiro - Caseiros
Silvano Machado

2º lugar - Box 013 - Ingrediente Tupambaé - 17,569
Edi Fonseca - CT Rodrigo Fonseca - Rio Grande
Rodrigo Fonseca

3º lugar - Box 010 - Amoroso do Gaiteiro - 17,086
Leandro Chiatone - Cabanha Sapato - Pelotas
Gilson Nunes

4º lugar - Box 019 - Talento do Sol a Sol - 16,679
Sérgio Luis Valente Marques - Jaguarão
Eduardo Silva Ribeiro

Cabanha da Maya é a grande vencedora da exposição jersey

A Cabanha da Maya PAP, de Bagé, é a grande vencedora da Exposição de Outono da Raça Jersey, encerrada, na tarde de ontem, com a entrega de prêmios, na sede do Núcleo. O estabelecimento estreou com destaque nas pistas de Pelotas e levou para casa os títulos de grande campeã e melhor úbere da exposição, com a vaca Jameli Belles Jade do Embu. A cabanha levou ainda, os prêmios de reservada de grande campeã, terceira melhor fêmea e ainda o primeiro, segundo e terceiro lugares no campeonato jovem.

O responsável pela propriedade, Chico Vieira, conta que o estabelecimento trouxe 19 animais para a exposição. A intenção dos criadores é participar do máximo de exposições pelo País, a fim de divulgar a raça jersey. Segundo ele, a cabanha que tem quatro anos de atividades, importa embriões do Canadá e disponibiliza a genética a pequenos produtores. “Nosso objetivo é que os pequenos produtores tenham acesso à genética de qualidade para que exista igualdade nas competições”. Segundo ele, a Cabanha da Maya possui ainda um trabalho social muito forte em Bagé, com a doação de leite para asilos e creches do município.


Doação de leite

O espírito solidário marcou esta edição da Expoutono de Gado Leiteiro. A partir de parceria com o grupo Eleva (Elegê), que armazenou e refrigerou o leite produzido durante o Concurso Leiteiro, e com a produtora de Cerrito, Janete Cantarelli, da agroindústria Lua Láctea, que fez o beneficiamento, todo o leite produzido, em torno de 320 litros, foi sorteado entre entidades beneficentes previamente inscritas. A entidade beneficiada foi a Sociedade Espírita e Assistencial Dona Conceição. Participaram do concurso 18 animais.
A exposição recebeu 153 exemplares de 16 cabanhas do Capão do Leão, Pelotas, Cerrito, São Lourenço do Sul, Porto Alegre e Bagé. O jurado foi o criador catarinense Ildemar Brayer Pereira.

Resultado
Grande campeã e melhor úbere
Box 110 - Jameli Belles Jade do Embu
Reservada grande campeã
Box 096 - Divina 113 Connection da Maya
Terceira melhor fêmea
Box 136 - Januaria Sambo do Embu
Campeã Júnior
Deia 118 Just Wait da Maya
Cabanha da Maya PAP - Bagé

Vaca do Futuro
Box 0100 - Lori Hallmark Select do Bruama
Bruno Kneib - Sítio Bruama - São Lourenço do Sul

Campeãs leiteiras
Até 36 meses
Box 097 - Formosa Hallmark Zanpas
Sítio São José - Zanpas - Pelotas
Produção - 25,200 quilos

Acima de 36 meses
Box 115 - Floresta Barber da Cascata
Estância Costinha - Pelotas
Produção - 26,900 quilos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.