CI

Calor diminuirá rendimento das culturas

Estresse térmico deve ser mais prejudicial do que o hídrico


Pesquisadores da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, afirmaram que o calor excessivo vai diminuir o rendimento das culturas até mais do que a própria seca. De acordo com eles, um debate muito intenso teve de ser iniciado para que os especialistas chegassem a uma conclusão. 

"Há uma grande divisão nesse campo, e achamos que deve haver alguma maneira de resolver esse quebra-cabeça", disse Ariel Ortiz-Bobea, professora assistente de economia aplicada e gestão e bolsista do CoBank / Farm Credit East Sesquicentennial Faculty in Production Economics and Sustainability. 

Utilizando décadas de dados do governo e de outras fontes, os pesquisadores preveem que o estresse térmico induzido pela mudança climática desempenhará um papel maior do que o estresse hídrico na redução dos rendimentos de várias das principais culturas dos EUA no final deste século. Isso tem implicações importantes para o manejo de culturas, bem como para o melhoramento de plantas. 

As descobertas dos pesquisadores são relatadas em “Desembalando os Motores Climáticos dos Rendimentos Agrícolas dos EUA”, publicado em 24 de maio na Environmental Research Letters. Os colaboradores incluíram Toby Ault, professor assistente de ciências da terra e da atmosfera, associado de pós-doutorado e Haoying Wang, professor assistente de administração da New Mexico Tech. 

"Minha hipótese era que empiristas como eu não foram capazes de medir com precisão a água disponível para as plantas", disse Ortiz-Bobea. “Se não se pode medir a disponibilidade de água, então não se pode medir seu efeito no rendimento adequadamente. A tolerância ao calor está associada a diferentes características no melhoramento de plantas, e requer tempo significativo para incorporá-las em novas variedades”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.