Calor intenso precede chegada de frente fria no Sul do Brasil
final de semana será marcado por temperaturas elevadas
Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, o final de semana será marcado por temperaturas elevadas e condições secas em grande parte do Brasil. "A elevação nas temperaturas deve proporcionar um final de semana atipicamente quente e seco, inclusive nas áreas da região sul, onde normalmente seriam esperadas temperaturas mais baixas, já que ainda estamos no período do inverno," explica Rodrigues.
Enquanto isso, a costa leste do Brasil continuará a enfrentar chuvas persistentes. Rodrigues destaca que o aumento nas temperaturas no Centro-Sul do Brasil é resultado do deslocamento de uma massa de ar quente do centro em direção ao sul do continente, intensificada pelos ventos mais fortes. Esta situação também afeta os países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e norte da Argentina, onde as temperaturas podem ultrapassar os 39°C nos próximos dias.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
No Brasil, o oeste da região Centro-Oeste e a metade sul da região norte devem registrar temperaturas entre 36 e 38°C. Além disso, os índices de umidade relativa do ar podem cair para entre 12 e 15% nas áreas mais críticas, acompanhando as maiores temperaturas do dia. "Os ventos mais intensos, com rajadas variando entre 60 e 80 km/h, também devem ser um fator de atenção na região sul, Argentina, Bolívia, Paraguai e Mato Grosso do Sul," alerta Rodrigues.
Essas condições extremas aumentam o desconforto térmico e o risco de incêndios, devido às altas temperaturas, baixa umidade e ventos intensos. Até mesmo na região Sul, as temperaturas podem superar os 30°C no oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e alcançar até 35°C ao norte do Paraná.
Rodrigues prevê mudanças no tempo no Rio Grande do Sul a partir do final de sábado, com a chegada de uma frente fria que deve trazer chuvas isoladas e passageiras. No domingo, as instabilidades se intensificam, provocando temporais localizados, com possibilidade de vendavais, chuvas intensas em curtos períodos e até queda de granizo.
As projeções indicam um domingo de tempo fechado e chuvas intermitentes, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm em algumas áreas centrais do estado. As temperaturas máximas devem cair drasticamente, saindo dos 30°C de sexta e sábado para valores entre 14 e 16°C na tarde de domingo.
A frente fria deve se tornar estacionária, mantendo as chuvas até pelo menos quarta-feira no Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina, sem avanços significativos em outras áreas como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Este cenário pode resultar em aumento do calor nessas regiões, devido ao confinamento do ar quente à frente das instabilidades.
Essas chuvas devem interromper momentaneamente as operações de plantio do trigo no Rio Grande do Sul, mas contribuirão para a reposição de umidade no solo. No entanto, a continuidade do tempo seco e o aumento do calor mantêm a restrição hídrica nas regiões produtoras do centro do Brasil, incluindo áreas de trigo no sudeste. Por fim, o litoral leste do país continuará a enfrentar chuvas persistentes ao longo do final de semana, com volumes variando entre 30 e 50 mm do litoral norte do Espírito Santo ao Recôncavo Baiano. Contudo, essas instabilidades não têm força suficiente para avançar para o interior da região, que seguirá com tempo seco e quente.