Câmara aprova data comemorativa para técnico agrícola
CI
Agronegócio

Câmara aprova data comemorativa para técnico agrícola

A data foi escolhida em alusão à promulgação da Lei 5.524, de 5 de novembro de 1968
Por:
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (6) o Projeto de Lei 6040/09, do deputado licenciado Mendes Ribeiro Filho, hoje ministro da Agricultura, que institui o Dia do Técnico Agrícola, a ser comemorado anualmente em 5 de novembro. A data foi escolhida em alusão à promulgação da Lei 5.524, de 5 de novembro de 1968, que regulamenta a profissão de técnico industrial de nível médio.


O texto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para sua análise pelo Plenário. A matéria também havia sido aprovada pela Comissão de Educação e Cultura. Na CCJ, o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresentou parecer pela aprovação. A comissão analisou a proposta apenas quanto a seus aspectos técnicos, constitucionais e jurídicos (não avaliou o mérito).


Segundo o autor da matéria, Mendes Ribeiro Filho, a data merece ser lembrada em razão da importância da agropecuária, área de atuação dos profissionais homenageados, na economia do País. O campo de ação do técnico agrícola, lembrou, é vasto e inclui atividades como o associativismo, a pesquisa, a análise e a experimentação.


“Ele se responsabiliza pela elaboração de projetos e assistência técnica em áreas como as de crédito rural e agroindustrial, topografia na área rural, impacto ambiental, drenagem e irrigação. Também aplica métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético e implanta e gerencia sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária”, observou.


Íntegra da proposta:
PL-6040/2009

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink