Câmara auxilia pesquisa frente a mudanças climáticas

Agronegócio

Câmara auxilia pesquisa frente a mudanças climáticas

Pesquisas da Embrapa ganham reforço a partir de 2011
Por: -Lebna Landgraf
1403 acessos

Para avaliar o comportamento de diferentes culturas agrícolas frente aos prováveis cenários de mudanças climáticas, as pesquisas da Embrapa ganham reforço, a partir de 2011. A Embrapa Soja (Londrina-PR) é um dos seis centros de pesquisa da Embrapa que recebeu duas câmaras de crescimento artificial de plantas, equipamentos que simulam as condições do ambiente. “Nosso objetivo é avaliar o comportamento da soja frente aos prováveis cenários de mudanças climáticas”, explica o chefe de pesquisa da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias.

De acordo com Farias, ideia é simular cenários climáticos a partir de definições hipotéticas de condições de temperatura, radiação solar, umidade relativa do ar e concentração de CO2. “O novo equipamento será importante instrumento para auxiliar na caracterização do comportamento das plantas frente às variáveis ambientais, mas também pode colaborar com a avaliação do comportamento de pragas, doenças e plantas daninhas em soja, em diferentes cenários”.

Em Londrina, as câmaras de crescimento já estão em fase de ajustes e devem começar a ser utilizadas por diferentes equipes de pesquisa em 2011. A primeira ação de pesquisa da Embrapa Soja será avaliar o comportamento das plantas de soja a diferentes concentrações de CO2 e à disponibilidade de água.

“Os resultados obtidos serão muito importantes porque ajudarão a definir as ações de pesquisa. No caso do melhoramento genético, por exemplo, podemos observar a necessidade de alterar a arquitetura da planta para minimizar os efeitos de alterações climática”, explica.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink