CI

Câmara da viticultura e vinhos reúne-se nesta terça-feira

O encontro é preparatório à audiência com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan


A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Viticultura, Vinhos e Derivados, vinculada ao Conselho do Agronegócio (Consagro), reúne-se nesta terça-feira (03-05), a partir das 14h, na sala do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), no andar térreo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. O encontro é preparatório à audiência com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, marcada para a próxima quarta-feira, às 11h30.

De acordo com o secretário-executivo da câmara, José Fernando da Silva Protas, a pauta da reunião tem quatro assuntos: política tributária para a vitivinicultura; fiscalização e controle da produção e comercialização de vinhos e derivados da uva do vinho; normalização da produção e comercialização de sangrias, coquetéis e bebidas mistas; e importação e contrabando de vinhos.

A vitivinicultura é uma atividade estratégica para a geração de emprego e a fixação do homem no campo. Só no Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro de uva e vinho, o setor tem cerca de 15 mil famílias produtoras. Em 2004, o país produziu 1.281.802 toneladas de uvas, representando aumento de 21,51% em relação ao ano anterior, segundo a pesquisadora Loiva Maria Ribeiro de Mello, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Uva e Vinho. Do total, 696.557 toneladas foram cultivadas no RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.