Câmara discute criar complexo do Matopiba
CI
Imagem: Agência Câmara
PROJETO

Câmara discute criar complexo do Matopiba

Região de grande produção agro fica entre quatro estados do Norte e Nordeste
Por: -Eliza Maliszewski

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados discutiu nesta semana a criação do Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba, previsto no Projeto de Lei Complementar 246/20.

A região abrange trechos remanescentes do Cerrado no sul do Maranhão, norte de Tocantins, sul do Piauí e o oeste da Bahia. É considerada a fronteira de expansão da agropecuária no Brasil. Até 2022, segundo projeções, representará 16,4% da área plantada no país, com destaque para culturas como milho, soja e algodão. A topografia plana e o baixo custo das terras comparado às áreas consolidadas do Centro-Sul, levaram alguns produtores rurais empreendedores a investir na então nova fronteira agrícola.

“A proposta visa o desenvolvimento da região e a redução das desigualdades”, explica o autor do projeto, deputado Pastor Gil (PL-MA).

A ideia é que um colegiado gerencie a implantação desse complexo e as medidas para fortalecimento institucional, modernização da agropecuária e garantia da sustentabilidade ambiental e social. Segundo o parlamentar, alguns pontos do texto podem ser aprimorados, como o que trata do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Complexo e o que exige licenciamento ambiental prévio de projetos de agricultura irrigada.

Segundo a Embrapa são cerca de 73 milhões de hectares em 337 municípios. Do total, 14 milhões de hectares correspondem a terras legalmente atribuídas ou áreas de conservação em regularização.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.