CI

Câmara Setorial aprova a criação de Prop para o leite

O setor já vinha discutindo há um ano o lançamento deste instrumento


A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados aprovou nessa terça-feira (21-11) a conveniência da criação do Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agropecuário Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda (Prop) para o leite. O setor já vinha discutindo há um ano o lançamento deste instrumento de comercialização, mas só hoje chegaram a um consenso quanto à aplicabilidade do Prop na cadeia produtiva dos laticínios. A recomendação para a criação do Prop será encaminhada ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, acompanhada de estudo técnico sobre o impacto no setor.

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Alvim, a implantação do prêmio deverá beneficiar todo o segmento produtivo. “Não tenho dúvida que o leite terá um ganho bastante expressivo se for aprovada a aplicação do Prop e vai gerar maior competitividade no setor“. Para ele, a medida fará com que o governo federal venda um prêmio para as indústrias comprarem leite dos seus produtores, das suas cooperativas, garantindo um preço estabelecido previamente.”

O Prop é uma subvenção econômica concedida em leilão público ao segmento consumidor que se dispõe a adquirir, em data futura, determinado produto diretamente de produtores ou suas cooperativas, pelo preço de exercício fixado pelo governo. Utiliza-se, para isso, de contrato privado de opção de venda.

Atualmente o Brasil exporta leite, derivados e subprodutos para cerca de 60 países. Os principais destinos dos embarques são Argélia, Estados Unidos, Coréia do Sul, Venezuela e Angola, que compram quase a metade do total exportado. Desde 2004, o Brasil é superavitário no setor lácteo. Para este ano, a expectativa do segmento é exportar cerca de US$ 300 milhões em produtos lácteos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.