Câmara Setorial da Citricultura discute nova estrutura do Mapa, controle do greening e sustentabilidade na citricultura

Discussão

Câmara Setorial da Citricultura discute nova estrutura do Mapa, controle do greening e sustentabilidade na citricultura

Membros da Câmara discutiram a nova estrutura do Mapa e as estratégias para dar agilidade na sua ação junto ao Conseagro
Por:
25 acessos

Nesta terça-feira (12) foi realizada a primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Citricultura ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. O órgão é presidido pelo citricultor Lourival Carmo Monaco, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Fundecitrus.

Os membros da Câmara discutiram a nova estrutura do Mapa e as estratégias para dar agilidade na sua ação junto ao Conseagro. Também foi abordada a avaliação que será feita pelo Ministério das portarias que eliminaram as exigências de zoneamento edafoclimático e apresentada a preocupação com as exclusões de defensivos químicos, as quais serão reavaliadas com o objetivo de manter a defesa do setor citrícola diante das principais doenças e pragas trazem risco a sua sanidade.

O controle do greening foi discutido do ponto de vista do manejo externo da propriedade como uma das principais estratégias para diminuir o risco de contaminação e reduzir a incidência da doença nos pomares comerciais, além dos representantes de São Paulo os dos demais estados mostraram-se favoráveis para traçar estratégias conjuntas para o manejo da doença. Também foi estabelecido o desenvolvimento de um planejamento de ação integrada ao Mapa para avaliar as necessidades de ajustes da Instrução Normativa IN 53, que regula o controle da doença.

A sustentabilidade da cadeia citrícola e as ações para o seu fortalecimento foram discutidas mediante proposta de estudo para aprofundamento do trabalho com pequenos produtores e que envolva os aspectos sociais, econômicos e ambientais.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink