Câmara técnica se reúne e visita unidade demonstrativa do trigo
CI
Agronegócio

Câmara técnica se reúne e visita unidade demonstrativa do trigo

O objetivo do encontro é discutir a reativação do moinho e da fábrica de macarrão localizados no distrito industrial de Cuiabá
Por:

Representantes da câmara técnica do trigo estarão reunidos na próxima quinta-feira (14.08), no município de Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá), para discutir a reativação do moinho e da fábrica de macarrão localizados no distrito industrial de Cuiabá. O extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, comenta que será realizada também no município, na sexta-feira (15.08), uma visita técnica na fazenda do produtor rural, Moacir Tomazetti em uma Unidade Demonstrativa (UD) de trigo irrigado em propriedades acima de 600 metros de altitude.

Segundo Paro, as metas do Projeto de Expansão de Forma Sustentada da Cultura do Trigo em Mato Grosso (Protrigo) para 2008, estão sendo concretizadas com a instalação de duas unidades de trigo de sequeiro, nos municípios de Alto Taquari e Campo Verde. Estão em andamento quatro unidades de trigo irrigado, em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste. O extensionista destaca que Alto Taquari é o pólo mais promissor para o trigo de sequeiro e as variedades BR-18 e IAC-350 produziram acima de 2.100 quilos por hectare.

Para mostrar a potencialidade de exploração e discutir a viabilidade e os gargalos da cultura, o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Diogo Néia Eberhart, vai falar sobre o contexto atual e da comercialização do trigo; o presidente do Sindicato dos Panificadores do Estado, Luiz Garcia, mostra a atual situação da panificação, que importa mais de 10 mil toneladas de farinha de trigo por mês, para produção de pão e o representante da fazenda Tomazetti, Eduardo Skorupa, apresenta o trabalho que está sendo desenvolvido na UD.

A reunião da câmara técnica será realizada na sede do Centro Agropecuário (Ceagro), a partir das 14 horas. A visita técnica será na propriedade rural de Moacir Tomazetti, localizada na estrada da Colônia Russa, distante 32 quilômetros de Primavera do Leste, a partir das 8 horas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.