CI

Cambará do Sul promove Feira do Mel na próxima semana

De 26 a 29 de maio, Cambará do Sul promove a 24ª Feira do Mel e Semana do Apicultor, no CTG 29 de Setembro.


De 26 a 29 de maio, Cambará do Sul promove a 24ª Feira do Mel e Semana do Apicultor, no CTG 29 de Setembro. A promoção é da Associação Cambaraense de Apicultores (Acapi), com apoio da Emater/RS-Ascar, Prefeitura e outras entidades.

A programação da feira, durante os quatro dias, terá oficina culinária à base de mel (pães, bolos e bolachas), palestra para apicultores sobre manejo de inverno, com o presidente da Federação Apícola do RS, Aldo Machado, além de shows e apresentações culturais, cavalgada do mel e encontro da melhor idade, entre outras atrações. 

Na feira, os visitantes também encontrarão mel amarelo e branco, própolis e derivados, cosméticos à base de mel, produtos da agroindústria caseira de alimentos, como pães, bolos e geleias, além de confecções, bijuterias e artigos campeiros, entre outros, em mais de 40 estandes.

O mel amarelo será comercializado a R$ 20 o quilo, e o branco a R$ 25. O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar de Cambará do Sul, Neimar Fonseca e Silva, explica que a colheita do mel ocorre normalmente entre a segunda quinzena de outubro e a segunda quinzena de março. Segundo ele, houve uma produção estimada em torno de 90 toneladas, quantidade abaixo do esperado, porém, melhor que a da safra anterior, que ficou em torno de 70 toneladas. "Esta frustração se deu em função do clima. Na safra 2015/2016 tivemos uma antecipação de floração nos meses de agosto e setembro, depois um outubro chuvoso, em que as colmeias consumiram praticamente tudo o que produziram, havendo condições de safra propriamente dita somente a partir de janeiro", declarou o técnico. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.