CI

Caminhões com carga do Paraguai são lacrados pela Iagro

Objetivo coibir a expansão do foco de febre aftosa, evitando que a doença chegue ao MS


Dourado News - A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) determinou por meio de portaria que as, cargas de bovinos que entrarem ou saírem dos municípios de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai, terão que ser lacradas ao entrar no Brasil.


A medida foi publicada na segunda-feira (16) no Diário Oficial do Estado e tem como objetivo coibir a expansão do foco de febre aftosa, evitando que a doença chegue ao MS.

Os que fazem fronteira com o país vizinho, Sete Quedas, Porto Murtinho, Ponta Porã, Paranhos, Mundo Novo, Japorã, Coronel Sapucaia, Caracol, Bela Vista, Aral Moreira e Antônio João, terão o apoio de Unidades Veterinárias Locais da Iagro, que farão fiscalização fixa de toda carga animal que entre no país.

Para fortalecer a fiscalização na fronteira, o Governo conseguiu autorização da Assembléia Lesgislativa para a contratação de 35 médicos veterinários em caráter de urgência e sem a necessidade de concurso público. A remuneração será de R$ 2,8 mil. Conforme o edital do processo seletivo, os contratos vão ser de um ano, prorrogável por igual período.


Aftosa

Um novo foco foi encontrado pelas autoridades paraguaias em San Pedro, que fica 180 quilômetros da fronteira. O prejuízo pode chegar a R$ 380 milhões. O presidente paraguaio Fernando Lugo decretou estado de emergência distrital e informou a OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal), que rebaixou o status sanitário do Paraguai.

Autoridades paraguaias ainda afirmam estar sendo vítima de preconceito, devido às sansões feitas pelo governo brasileiro, após o novo foco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.