Soja

Caminhos da Soja revelam história da região na Fenasoja 2018

Visitantes serão recepcionados em um jardim de uma residência da década de 1950 e levados até a diversidade de tecnologias existentes no século 21
Por:
68 acessos

Num espaço de 500 m², durante a Feira Nacional da Soja (Fenasoja), serão apresentados cenários interligados que contam a trajetória da soja e sua influência na história das comunidades do Noroeste gaúcho, em especial de Santa Rosa. Ao percorrer os Caminhos da Soja, os visitantes serão recepcionados em um jardim de uma residência da década de 1950 e levados até a diversidade de tecnologias existentes no século 21. 

Ao entrar no espaço, chega-se aos aposentos de uma casa da metade do século passado e segue-se por cenários que revelam parte da história da introdução da soja na região e sua evolução em relação ao consumo, comercialização, industrialização, diversificação de uso, cooperativismo, assistência técnica e extensão rural. 

Cenários com documentos, equipamentos e veículos antigos remetem à colonização da região, evolução da produção e manejo da soja "da foice à colheitadeira", relação da soja e da suinocultura, tecnologias de produção e comercialização, práticas conservacionistas do solo, crédito e proposta de manejo integrado de pragas e doenças nas culturas de grãos. Também haverá espaço que representa a diversificação com piscicultura, apicultura, bovinocultura, agroindústria e plantas bioativas. 

O espaço organizado pela Emater/RS-Ascar, através da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, conta com o apoio também da Secretaria de Cultura e Turismo, que disponibiliza móveis e peças do arquivo do Museu Municipal, de empresas com o fornecimento de máquinas e de produtores locais que forneceram materiais para exposição. 

Percorrer os "Caminhos da Soja" será um interessante roteiro para as pessoas que vêm à Fenasoja 2018 e querem reviver a história da agricultura e da soja na região, mostrando tecnologias antigas e atuais, desde equipamentos, máquinas e veículos até costumes, hábitos das pessoas, das comunidades rurais que construíram a história desta região.

O espaço estará aberto para visitação durante os dez dias da feira, que acontece de 27/04 a 06/05, das 10h às 22h, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink