CI

Campanha contra Febre Aftosa encerra nessa sexta-feira no Piauí

A meta do Governo do Estado é vacinar os 1.630.000 animais


Os criadores de gado que ainda não realizaram a vacinação e a certificação de seu rebanho, tem até essa sexta-feira (30) para procurar um dos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), nos postos onde são cadastrados e fazer o procedimento. Além de proteger os animais, a campanha visa evitar grandes perdas econômicas por afetar diretamente os produtos de origem animal, como carne e leite.

A meta do Governo do Estado é vacinar os 1.630.000 animais, entre bovinos e bubalinos do Piauí para prevenção da febre aftosa, que é uma doença viral altamente contagiosa que atinge bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

A campanha de vacinação acontece em todo o país, com calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde a primeira etapa ocorre nos meses de maio e junho e a segunda, em novembro e dezembro.

No Piauí, a campanha foi prorrogada por conta da seca. “Encontramos resistência por parte do criador por ele achar que o gado está magro para a vacinação. Então nós temos trabalhado para convencê-los de que é importante mantermos os rebanhos imunizados e o Estado livre da aftosa. Isso garante mais qualidade dos nossos produtos e melhores possibilidades de exportação”, esclareceu o diretor-geral da Adapi, Antônio Justino.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.