CI

Campanha de vacinação contra aftosa no PR termina dia 20

Termina na próxima segunda-feira a segunda etapa da campanha de vacinação no PR


Termina na próxima segunda-feira (20-11) a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná. A campanha foi lançada dia 31 de outubro pelo secretário de Estado da Agricultura Nilton Pohl Ribas. “Devemos lembrar que o vírus da febre aftosa não respeita cerca de arame farpado, divisas e fronteiras. E também não é com policiamento que conseguiremos impedir que o vírus circule. Nossas armas contra a febre aftosa são a vacinação e a educação sanitária. Só através desses procedimentos é que podemos manter a pecuária de nosso Estado protegida”, afirmou.

Depois do dia 20 os criadores terão até o dia 30 de novembro para comprovar a ação junto às unidades veterinárias da Secretaria da Agricultura existentes no Paraná. A não comprovação, até o dia 30 de novembro, poderá acarretar em uma multa que, atualmente, é de R$ 76,45 por cabeça não-vacinada.

Ao comprar a vacina nos estabelecimentos de produtos agropecuários, o criador recebe um formulário para comprovar a vacinação. O comprovante deverá ser preenchido ao se aplicar a vacina. Na primeira etapa da campanha deste ano, que ocorreu entre 1º e 20 de maio, foram vacinados animais de 212 mil propriedades. Ou seja, 95,8% das 221,3 mil propriedades com bovinos e bubalinos existentes no Estado. Ao todo, na primeira etapa da campanha, foram vacinados 9,65 milhões de animais. Cerca de 97,6% de um rebanho de 9,89 milhões de cabeças. Na pecuária de corte, o Paraná se classifica hoje como o sétimo produtor de bovinos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.