Campanha de vacinação contra aftosa termina com mais de 95% do rebanho imunizado

Agronegócio

Campanha de vacinação contra aftosa termina com mais de 95% do rebanho imunizado

Há 14 anos, Rio Grande do Sul é considerado território livre da doença
Por:
3067 acessos

 A campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou mais de 95% do rebanho gaúcho, conforme dados cadastrados no sistema do governo estadual. Nesta sexta-feira, terminou o prazo para a realização da vacina. Dos 13,9 milhões bubalinos e bovinos, apenas 13,3 mi foram vacinados durante o período. A campanha da aftosa iniciou em 29 de abril e teve de ser prorrogada, até hoje. A medida atendeu pedido de municípios da zona Sul, que alegaram problemas extremos de locomoção em função da chuva forte que danificou estradas da região. Mais de 340 mil produtores estão envolvidos no processo.

De acordo com o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal do Estado, Marcelo Göcks, o total de animais imunizado ainda deve subir, uma vez, que números novos serão acrescentados ao balanço final. O relatório definitivo deve ser divulgado em um mês.

A meta do governo gaúcho era atingir uma cobertura vacinal superior a 90%. Em 2015, nas duas etapas de imunização (maio e novembro) o índice bateu 98%. O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a doar vacinas contra a febre aftosa. Há 14 anos, também é considerado território livre da doença.

/Rádio Guaíba 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink