CI

Campanha estimula produção e consumo de peixes em Fagundes Varela

A última sexta-feira foi marcada por mais uma entrega da Campanha de Pedidos de Alevinos, realizada anualmente pela Emater/RS-Ascar


A última sexta-feira (25/11) foi marcada por mais uma entrega da Campanha de Pedidos de Alevinos, realizada anualmente pela Emater/RS-Ascar, em Fagundes Varela, desde 1990. Trata-se de uma ação realizada pela Extensão Rural e Social que incentiva a população rural a produzir peixes em casa para o consumo da família, visando à segurança e soberania alimentar das famílias fagundenses. 

O extensionista social da Emater/RS-Ascar, Airton de Almeida, revela que a produção de peixes para autoconsumo é uma maneira eficiente de a família conseguir alimento de qualidade e a baixo custo, gerando uma maior autonomia do agricultor familiar.

Conforme o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, a campanha é tradicional no município e, embora a piscicultura não seja uma das atividades de importância econômica, as famílias já estão habituadas a cultivar peixes para o autoconsumo. ?Dessa forma, a Emater auxilia na obtenção dos alevinos e presta orientações quanto ao cultivo?, ressalta o agrônomo da Emater/RS-Ascar.

De acordo com Ebert, a forma de produção que mais se adapta à realidade das famílias é o policultivo de carpas, uma vez que permite o aproveitamento natural do alimento produzido no viveiro, utilizando a cadeia alimentar do ecossistema e diminuindo a necessidade de rações. ?Para que isso ocorra, é necessário que se respeite as densidades de cultivo e as proporções de cada carpa a ser introduzida?, destaca Ebert.

Esta foi a segunda entrega realizada no ano, sendo que foram distribuídos mais de nove mil alevinos, para 38 famílias. Na primeira entrega, realizada em abril, outros nove mil alevinos foram entregues para 34 famílias que produzem peixes para autoconsumo no município, totalizando 18 mil alevinos entregues no ano.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.