CI

Campanha nacional da Semana do Pescado alcança mais de 70% dos estados brasileiros

18ª edição foi marcada por promoções, festivais gastronômicos e cursos de capacitação


Foto: Pixabay

Durante a primeira quinzena do mês de setembro, a campanha nacional da Semana do Pescado atraiu a atenção de milhares de consumidores e profissionais do setor com promoções, festivais gastronômicos e cursos de manejo para piscicultores que foram realizados pelas associações e empresas parceiras do Norte ao Sul do país. Com mais de 70% de participação dos estados e do Distrito Federal, a 18ª edição foi histórica e também um divisor de águas para toda a cadeia produtiva.

“Isso foi possível com a ampla articulação e engajamento do setor, das empresas e das entidades nacionais que atuam em prol da aquicultura. As parcerias com ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados e com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes também foram fundamentais para que a campanha ganhasse maior capilaridade e adesão das grandes redes do varejo e do food service”, celebra Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca e Aquicultura e membro do comitê organizador da Semana do Pescado.

“A Semana do Pescado é uma oportunidade de darmos um destaque ainda maior a um de nossos pontos mais fortes no setor de perecíveis: nossas Peixarias. Com isso, ao mesmo tempo em que fortalecemos a parceria com nossos fornecedores, incentivamos o maior consumo de peixes e frutos do mar pelos nossos clientes, por meio de excelentes ofertas de pescados frescos, sustentáveis e com preços mais acessíveis”, afirma Meg Felippe, diretora nacional de Peixaria do Carrefour. 

Meg reforça que esse compromisso da empresa está intimamente ligado ao Act for Food, ação global do Grupo Carrefour de tornar a alimentação saudável acessível a todos. “Além disso, para facilitar ainda mais a vida dos brasileiros, contamos com uma ação conjunta com o CyberCook, plataforma de receitas do Grupo Carrefour Brasil, que trouxe uma rica seleção de preparações com pescados”. 

Sobre os resultados da campanha nas lojas da rede, os itens líderes de venda e volume foram a tilápia e o salmão. “Já pudemos perceber que a campanha foi um verdadeiro sucesso: constatamos um crescimento de 30% em relação à edição de 2019! Se compararmos com a ação do ano passado, tivemos uma estabilidade, mas não podemos esquecer que 2020 é um ponto fora da curva por conta da pandemia e do fechamento de food service”.

Paralelamente às promoções no varejo, os eventos gastronômicos, como o Festival Brasil Sabor, promovido por bares e restaurantes, e o Festival Nacional do Tambaqui, uma iniciativa da Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – ACRIPAR levaram às pessoas pratos saborosos e nutritivos feitos com diferentes tipos de pescado.

Segundo o comitê organizador, ao longo dos meses que antecederam os preparativos da campanha, o número de apoiadores e patrocinadores foi crescendo, com as marcas multiplicando a divulgação das ações nas peixarias, supermercados, feiras livres, bares, restaurantes e food trucks. Para além dos espaços físicos, a Semana do Pescado também ganhou mais seguidores nas redes sociais (@semanadopescado) e nos canais digitais dos parceiros.

“Nosso desejo é que a Semana do Pescado continue sendo um grande elo com os setores produtivos, contribuindo com o desenvolvimento de todos que trabalham pela qualidade do pescado brasileiro”, afirma Gregolin.

Balanço das ações regionais 

O trabalho dos coordenadores regionais deu ainda mais velocidade na comunicação e resultados positivos da 18ª Semana do Pescado. “O nosso ‘cardume’ de participantes da campanha foi crescendo e, assim, pudemos ampliar a divulgação em vários municípios do Rio de Janeiro. Uma das iniciativas que chamou bastante a atenção foi a publicidade na Ponte Rio-Niterói, onde diariamente passam milhares de veículos. Muitas empresas nos procuraram interessadas em apoiar!”, conta Edineia Costa Santos, assessora da presidência do Saperj – Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, com sede em Niterói.

Como a parceria de empresas e associações, entre elas a Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o sindicato alcançou mais de cinco mil pessoas/empresas associadas. Assim, eventos como o “Dia do Pescado”, em São Miguel Pereira, e promoções realizadas no Mercado de Peixe São Pedro, com descontos entre 10% e 40%, tiveram grande repercussão local. 

“Peixarias do centro do Rio também venderam muito, algumas até triplicaram as vendas com as receitas fornecidas junto com os produtos”, diz Edineia.  A doação de duas toneladas de pescado em comunidades carentes também teve destaque nas ações do Saperj.

O balanço também foi positivo para o estado do Pará, que participou pela primeira vez da campanha. Segundo Maurício Freitas Brandão, da Associação Paragominense de Aquicultores (APA) e conselheiro da Pesca e Aquicultura do Pará, somente nos primeiros dias, foram comercializadas 30 toneladas de pescado, sendo 12 toneladas de Tambaqui, uma das espécies de peixe que faz parte do cardápio da comunidade local. 

“No município de Paragominas, que responde por 40% da piscicultura do estado, tivemos uma participação expressiva de restaurantes, bares, peixarias e supermercados”, diz Brandão.  A APA também contou com o apoio da prefeitura, do Sebrae, do Senar e da Secretaria Municipal de Agricultura para engajar o maior número de pessoas.

Com esta mobilização, ele acredita que as pessoas passarão a consumir mais peixe, um alimento saudável e acessível. Atualmente, o consumo per capita/ano é de 52 kg no estado paraense e dos cerca de 40 produtores de pesca do município de Paragominas, 10 vivem da aquicultura.

Sobre a 18ª Semana do Pescado

Em sua 18ª edição, a Semana do Pescado aconteceu de 1º a 15 de setembro de 2021. Com ações promocionais e eventos gastronômicos, a campanha é organizada pelo próprio setor produtivo, depois de ter sido criada pelo extinto Ministério da Pesca. Considerada a “segunda quaresma”, a campanha busca estimular o consumo de pescado no cardápio do brasileiro durante o ano todo.

A edição de 2021 tem entre os patrocinadores a Alaska Seafood Institute, Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (CONEPE), Conselho Norueguês de Pesca, Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (SINDFRIO), Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá (SINDIPESCA), Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) e Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (SIPESP). Também tem  o apoio do Ministério da Agricultura, com destaque para a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA), do SEBRAE, da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.