CI

Campanha promove o resgate do cultivo da batata-doce para autoconsumo

Emater/RS-Ascar mais uma entrega de mudas de batata-doce para serem cultivadas pelas famílias em suas casas


Na última quarta-feira (14/12), a Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela realizou mais uma entrega de mudas de batata-doce para serem cultivadas pelas famílias em suas casas. Esta ação realizada pela extensão rural e social busca resgatar o cultivo de batata-doce em casa pelas famílias, a partir da obtenção de mudas sadias e de qualidade.

De acordo com o extensionista social Airton de Almeida, o cultivo deste alimento é tradicional no município e o seu consumo traz diversos benefícios à saúde, por isso a importância do resgate desse hábito. Almeida ressalta ainda que a campanha se insere no plano socioassistencial executado pela Emater/RS-Ascar no município, que assessora as famílias na produção e acesso a alimentos saudáveis para autoconsumo, com garantia de procedência, visando garantir a segurança alimentar destas famílias.

?O objetivo da campanha de mudas de batata-doce é possibilitar a renovação do material genético que as famílias possuem, principalmente com relação à sanidade das plantas, uma vez que as mudas solicitadas são isentas de pragas e doenças e muitas famílias se queixavam de que as mudas cultivadas em casa estavam improdutivas e contaminadas?, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert.

Este é o segundo ano em que a campanha é realizada no município. As mudas são produzidas pela Afubra, com tecnologia da Embrapa, sendo entregues três cultivares bastante produtivas e com boa aceitação para consumo: BRS Amélia, BRS Rubissol e BRS Cuia, totalizando mais de 2.200 mudas entregues neste ano, para mais de 50 famílias.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.