Campanha promove resgate do cultivo da batata-doce para autoconsumo

Agronegócio

Campanha promove resgate do cultivo da batata-doce para autoconsumo

De acordo com o extensionista social Airton de Almeida, o cultivo deste alimento é tradicional no município
Por:
447 acessos

De acordo com o extensionista social Airton de Almeida, o cultivo deste alimento é tradicional no município

Na última quarta-feira (14/12) a Emater/RS-Ascar realizou, em Fagundes Varela, mais uma entrega de mudas de batata-doce para serem cultivadas pelas famílias em suas casas. Esta ação realizada pela Extensão Rural e Social busca resgatar o cultivo de batata-doce em casa pelas famílias, a partir da obtenção de mudas sadias e de qualidade.

De acordo com o extensionista social Airton de Almeida, o cultivo deste alimento é tradicional no município e o seu consumo traz diversos benefícios à saúde, por isso a importância do resgate desse hábito. Almeida ressalta ainda que a campanha se insere no plano socioassistencial executado pela Emater/RS-Ascar no município, que assessora as famílias na produção e acesso a alimentos saudáveis para autoconsumo, com garantia de procedência, visando garantir a segurança alimentar destas famílias.

"O objetivo da campanha de mudas de batata-doce é possibilitar a renovação do material genético que as famílias possuem, principalmente com relação à sanidade das plantas, uma vez que as mudas solicitadas são isentas de pragas e doenças e muitas famílias se queixavam de que as mudas cultivadas em casa estavam improdutivas e contaminadas", explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert.

Este é o segundo ano em que a campanha é realizada no município. As mudas são produzidas pela Afubra, com tecnologia da Embrapa, sendo entregues três cultivares bastante produtivas e com boa aceitação para consumo: BRS Amélia, BRS Rubissol e BRS Cuia, totalizando mais de 2.200 mudas entregues neste ano, para mais de 50 famílias.
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink