CI

Campeão da soja alcançou 129,16 sacas por hectare

Foram divulgados os produtores ganhadores do Desafio Nacional de Máxima Produtividade


Foto: Nadia Borges

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos sojicultores brasileiros, divulgou nesta quinta-feira (17), os campeões de produtividade da safra 2020/21. Está é a 10ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja. Foram mais de 6 mil inscrições. A premiação é dividida em duas categorias: cultivo irrigado e cultivo de sequeiro. Na primeira, é premiado o campeão nacional de produtividade; na segunda, além do vencedor nacional, são reconhecidos os melhores resultados das regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste.

O grande campeão desta edição vem do município de Pinhão, no Paraná. O produtor Karl Mila, da Fazenda Fundo Grande, conseguiu atingir 129,16 sacas por hectare. De origem familiar a propriedade tem 1110 hectares e destina 496 hectares para a soja, com produtividade média de 90 sacas por hectare. O Condomínio Mila faz sucessão soja com milho e rotação com forrageiras como aveia preta e cevada, o que garante matéria orgânica elevada no solo. 

“Este é um incentivo para nós produtores buscarmos cada vez mais tecnologia, máxima rentabilidade e produtividade sempre priorizando a sustentabilidade”, destacou o produtor.

Para o presidente do CESB, Leonardo Soroguren, todos os campeões de produtividade reúnem uma característica em comum. “Melhoramento genético da planta, agricultura de precisão, cuidado com solo, inteligência sem esquecer perfil de solo, práticas de manejo e são os que mais conservam e preservam. A cada R$ 1 volta 2,5 vezes o investimento”, constata.

Veja os outros ganhadores:

Centro-Oeste: SLC Agrícola, Fazenda Pamplona em Cristalina (GO), com 100,33 sacas/hectare.

Norte e Nordeste: João Antônio Gorjen, Fazenda Cabreúva e Paz em Formosa do Rio Preto (BA), com 113,26 sacas/hectare

Sudeste: Marcos Felippe Reis Veiga, Fazenda São João das Vitórias de Madre de Deus de Minas (MG), com 113,99 sacas/hectare

Categoria Irrigado: Silvio Langreberto Maluta, Fazenda Fratelli em Itapeva (SP), com 121,29 sacas/hectare

Sul: Karl Mila, da Fazenda Fundo Grande em Pinhão (PR), com 129,16 sacas/hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.