CI

Campeões da PGP do Zebu serão conhecidos nesta sexta-feira no MS

Para a Nelore MS é um momento especial e um dos mais aguardados do ano


A Nelore MS, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, e a ABCZ, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, revelam nesta sexta-feira (03-12) quem são os animais campeões da PGP do Zebu. As entidades aguardam o processamento e a oficialização dos dados por parte da matriz da ABCZ, localizada em Uberaba-MG, que enviará o resultado final para Campo Grande na noite desta quinta-feira (02-11).

O evento acontece às 10hrs da manhã, no Tatersal II da Acrissul, na Capital. Estão convidados criadores, Imprensa e interessados em conferir de perto os números da maior Prova de Ganho de Peso em confinamento do Brasil, que contou com 311 animais (274 Nelore, 13, Brahman, 13 Guzerá e 11 Tabapuã) de 84 criadores (74 destes, neloristas) dos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Goiás.

Para a Nelore MS é um momento especial e um dos mais aguardados do ano. Com grande maioria na prova, a raça Nelore conhecerá os vencedores da 17ª PGP Nelore MS. “Através de iniciativas como esta podemos encontrar reprodutores aptos a disseminar genética de ponta para o Brasil, contribuindo assim com o melhoramento genético do rebanho nacional”, destaca Guilherme Bumlai, presidente da associação.

Futuro

Os três primeiros colocados de cada raça serão homenageados. Porém, como os animais da raça Nelore foram divididos em duas categorias, de acordo com a idade, seis criadores receberão homenagens (os três primeiros de cada categoria).

Dois tourinhos entre os seis melhores colocados da raça Nelore serão contratados pela Alta Genetics. Os quatro remanescentes irão para a coleta de sêmen na central Jóia da Índia.

Após a divulgação dos resultados finais, a ABCZ, em conjunto com as associações e os criadores participantes, definirá a melhor forma de comercializar os demais animais classificados como ELITE e SUPERIOR, tendo as seguintes opções: Expogrande (março), Expogenética (agosto) e Expoinel MS (novembro), podendo ser através de leilão, feira ou shopping.

Avaliações

Foram realizadas ao todo, desde o dia 10 de junho, no Confinamento Malibu, 5 pesagens oficiais, além das avaliações de circunferência escrotal, EPMURAS (método de avaliação visual feito por técnicos que fazem parte do colegiado de jurados da ABCZ, e que leva em conta 7 itens: Estrutura, Precocidade, Musculatura, Umbigo, Racial, Aprumo e Sexual) e exame de ultrassonografia de carcaça.

O “Ganho de Peso Médio Diário” responde por 25% da prova, o “Peso Calculado aos 426 dias” por outros 25%; o “EPMURAS” tem 20% de participação, a “Avaliação de Carcaça”, 20%, e a “Circunferência Escrotal” representa 10% do resultado final.

“A qualidade dos animais foi destaque; tudo transcorreu dentro das expectativas da média de ganho de peso preconizada para este tipo de competição. Vale ressaltar que a participação dos criadores foi essencial para o sucesso da prova”, afirma Adriano Garcia, gerente da ABCZ no MS e coordenador da PGP.

Programação do evento

Sexta-feira – 03 de dezembro

10hrs – 10h15
Balanço de 2010 e Perspectivas da Nelore MS para 2011
Guilherme Bumlai – Presidente da Nelore MS

10h15 – 10h45
Melhoramento genético e seu valor econômico
Adriano Rúbio – Dir. Executivo da Nelore MS

10h45 – 11h30
As Provas de Ganho de Peso – Normas e critérios da ABCZ
Adriano Garcia – Gerente da ABCZ no MS

11h30 – 12hrs
Divulgação dos resultados; entregas das placas de homenagem e dos
contratos com a central para os criadores
Guilherme Bumlai – Coordenação do anúncio da raça Nelore
Adriano Garcia – Coordenação das demais raças zebuínas
 
As informações são da assessoria de imprensa da Nelore MS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.