CI

Campo Grande é escolhida como sede da Etapa Norte/Centro-Oeste do Circuito Megaleite 2018/2019

Evento deve reunir os principais selecionados da maior raça leiteira do país e também passará por outras cidades brasileiras


O evento deve reunir os principais selecionados da maior raça leiteira do país e também passará por outras cidades brasileiras

A raça bovina leiteira Girolando começará 2019 com diversas exposições confirmadas em seu calendário. Mais uma região acaba de ser confirmada para o Circuito Megaleite 2018/2019 - Exposição Interestadual de Girolando. A Etapa Norte/Centro-Oeste será no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande/MS, e está agendada para o período de 04 a 14 de abril de 2019. O evento será organizado pelo Núcleo dos Criadores de Girolando do Mato Grosso do Sul e terá o a apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

O estado é um dos maiores produtores de grãos e carne bovina do país e vem abrindo espaço para a pecuária leiteira. “A  matriz econômica  do Mato Grosso do Sul é o agronegócio. Somos grandes e competentes na agricultura, a nossa pecuária de corte é  inovadora e de alta eficiência. E, apesar da pecuária de leite ainda ser incipiente na região, o estado tem todas as condições de se tornar um grande produtor de leite”, assegura Marcelo Real, presidente do Núcleo de Girolando do MS. Ele acredita o fato do estado ser escolhido para sediar uma etapa do Circuito Megaleite, um dos eventos mais importantes da raça, confirma seu crescimento na região. “O Núcleo vem crescendo com muito trabalho, alianças firmes com  criadores, empresas e com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul – ACRISSUL. Isso nos possibilitou realizar nos últimos anos  o  tão sonhado Circuito de Exposições Ranqueadas do  Girolando  no MS, fazendo com que o estado de Mato Grosso do Sul começasse a  aparecer no cenário nacional dos eventos da raça”, garante. 

Outras etapas do Circuito Megaleite                                  

Com a confirmação de Campo Grande como sede da Etapa Norte/Centro-Oeste, o Circuito Megaleite 2018/2019 chega a quatro cidades já confirmadas para receber o evento. Ele foi iniciado com a Etapa Sul/Sudeste, ocorrida de 24 a 27 de outubro, durante a Leite Show em Guaratinguetá-SP. A próxima será de 18 a 23 de fevereiro de 2019, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba/MG. As inscrições de animais para torneio leiteiro e julgamento estão abertas até 31 de janeiro de 2019 e podem ser feitas pelo Sistema Web Girolando (www.girolando.com.br). Quem realizar a inscrição para julgamento até o dia 10 de dezembro terá direito a desconto de 30. Estão disponíveis 400 vagas para julgamento e 20 para torneio leiteiro.

A segunda edição do evento terá como novidade a participação de animais da composição racial CCG 1/4, que abrirá a programação dos julgamentos. As competições de Girolando serão realizadas entre os dias 21 e 23 de fevereiro. O torneio leiteiro acontecerá de 18 a 21 de fevereiro.

O Circuito Megaleite 2018/2019 ainda terá a Etapa Nacional, que acontecerá de 19 a 22 de junho, durante a Megaleite, em Belo Horizonte/MG. A expectativa é de que o Circuito ainda tenha uma etapa no Nordeste, em data e local a serem confirmados em breve.

A raça Girolando é responsável por aproximadamente 80% do leite produzido no Brasil e tem sido muito procurada por outros países de clima Tropical, pois consegue manter altas produções de leite mesmo em regiões de altas temperaturas. Oriunda do cruzamento entre Gir e Holandês, é uma das raças leiteiras mais jovens do país, sendo reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento há apenas 22 anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.