CI

Campo Limpo destina mais de 32 mil t de embalagens vazias no Brasil

Logística reversa é realizada há dez anos no país


Logística reversa, que é referência no mundo, é realizada há dez anos no país
 
O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV)-, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto, entre janeiro e novembro desse ano, 32.167 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. Esse volume representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2010. Somente em novembro foram retiradas 2.377 toneladas de embalagens vazias do campo, sendo que 97% desse material foi encaminhado para a reciclagem e 3% para incineração.
 
De acordo com o inpEV, 14 Estados apresentaram crescimento no volume destinado. Os maiores destaques foram na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, que juntos correspondem a 73% do volume total destinado em todo o país em 2011.
 
Em 14 de dezembro deste ano, o inpEV completa dez anos de fundação. Nesse período, mais de 200 mil toneladas foram retiradas do meio ambiente, por meio da integração de todos os elos da cadeia.
 
Atualmente, o sistema opera em 25 Estados e no Distrito Federal com 421 unidades de recebimento. Os resultados alcançados pelo Sistema Campo Limpo colocam o Brasil na posição de referência mundial sobre o assunto, ao destinar percentualmente mais embalagens plásticas do que os países que possuem sistemas semelhantes.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.