CI

Campo Mourão (PR) inicia colheita do milho safrinha

As primeiras áreas de milho safrinha começaram a ser colhidas nessa semana na região de Campo Mourão


As primeiras áreas plantadas com milho safrinha começaram a ser colhida nessa semana na região de Campo Mourão (PR). O percentual é ainda pequeno e as primeiras lavouras estão na região de Ubiratã e Campina da Lagoa. As áreas cultivadas mais cedo não sofreram com as geadas e a produtividade está sendo normal.

O Departamento de Economia Rural (Deral), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab) reajustou as estimativas da área com milho safrinha que agora é de 240 mil hectares. A produção inicial era de 953,7 mil toneladas de milho, porém as geadas causaram perdas de 28,4% na região de Campo Mourão. “Com isso a produção deverá cair para 682,7 mil toneladas”, avalia o engenheiro agrônomo do Deral, Edilson Souza e Silva. Já a produtividade média, que era de 160 sacas por alqueires, deverá fechar em 115. As perdas com a geada representam R$ 63,2 milhões (valor calculado pela cotação de ontem do Milho, R$ 14).

Silva salienta que nas áreas que não foram afetadas pelas geadas a produtividade poderá alcançar entre 200 e 250 sacas por alqueires. “Já a partir do próximo mês a produtividade deverá cair, pois iniciaram as colheitas da áreas atingidas pelas geadas”, destaca.

No Paraná, o levantamento de campo do Deral aponta perdas estimadas em 15,5% da produção total de milho safrinha, que corresponde a um volume de 900 mil toneladas do grão. Com isso, a produção esperada de milho safrinha no Paraná que era de 5,7 milhões de toneladas de grãos, será reduzida para 4,8 milhões de toneladas.

Mesmo assim, a produção de milho do ano safra 2006/2007 deverá atingir 13,6 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 18,26% sobre a produção obtida na safra 2005/2006. Se esse volume for confirmado, será a segunda maior safra de milho da história do Paraná, sendo superada somente pela safra 2002/2003, quando foram colhidas 14,4 milhões de toneladas de milho no Paraná.

Ainda assim, o Paraná vai colher uma safra total de grãos no 2006/2007 próxima de 30 milhões de toneladas. A produção esperada de 30,4 milhões de toneladas será reduzida para 29,51 milhões de toneladas de grãos, um volume 24% maior que a safra 2005/2006, quando foram colhidas 23,8 milhões de toneladas de grãos. Apesar da quebra de produção, o Paraná continua na liderança de produção do milho safrinha e é o principal fornecedor de grão ao país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.