CI

Campos Gerais são primeira parada da Expedição Avicultura

Região concentra pequenos e médios produtores


A Expedição Avicultura 2014 foi para a estrada nesta terça-feira (14) para iniciar o trabalho de campo e retomar as discussões sobre o mercado e as tendências do setor no Brasil. O roteiro começou com passagem pela região dos Campos Gerais e seguiu até o Norte do Paraná. Até o final da semana a equipe deverá percorrer cerca 1,2 mil quilômetros para ouvir técnicos, produtores e especialistas no tema.

A primeira parada foi no município de Castro, onde a equipe foi recebida pelo presidente da Associação dos Avicultores dos Campos Gerais, Carlos Bonfim Andrade. Ele destacou que há demanda aquecida pelo frango da região, fato que está motivando novos investimentos nos aviários. O desafio, revela, é garantir espaço para os pequenos produtores no processo de expansão. “O perfil dessa região é variado, com avicultores pequenos, médios e grandes, e aviários em diferentes situações. Nem todos têm recursos disponíveis para investir, então é preciso encontrar alternativas para eles”, revela. A maior parte da produção da região é direcionada para a planta da Brasil Foods (BRF) instalada em Carambeí.

Andrade planeja colocar em operação até o final do ano um novo complexo, que vai congregar quatro aviários de alta tecnologia. A meta é multiplicar por quatro a produção que hoje está próxima de 40 mil aves por ciclo. A produção será integralmente de frangos griller, que possuem peso menor e consequentemente um ciclo mais curto de produção. Ele argumenta quem sem ampliar a escala os produtores terão dificuldade em se manter competitivos na região.

Após percorrer a região dos Campos Gerais a Expedição segue para o Norte do Paraná, para o município de Joaquim Távora (Norte), onde nesta quarta-feira (15) serão realizadas visitas a produtores e a uma indústria da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.