CI

Campus São Roque lança Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia

A cidade conhecida como a ´terra do vinho´ será a primeira do Sudeste do Brasil a oferecer essa especialidade


A cidade conhecida como a ´terra do vinho´ será a primeira do Sudeste do Brasil a oferecer essa especialidade

Em 2013, os moradores da região Sudeste do país terão a oportunidade de se especializarem em um curso voltado para o cultivo da uva e elaboração do vinho. Com três anos de duração, dividido em seis semestres, o estudante sairá do Instituto formado em enologia, profissão expoente no Brasil.


Apesar do interesse do vinho aumentar gradativamente entre os brasileiros, ainda são poucos Institutos que oferecem um curso voltado para essa especialidade. Hoje são homologados apenas cinco no país: três no Rio Grande do Sul, nas cidades de Bento Gonçalves, Pelotas e Dom Pedrito, um em Petrolina, Pernambuco, e o mais novo em São Roque, São Paulo.

A primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia terão aulas no período matutino, de segunda à sexta-feira, com previsão de aulas aos sábados em alguns semestres. Serão ofertadas 40 vagas anuais e o processo seletivo será feito por meio do SISU-ENEM.

O curso é baseado em quatro eixos tecnológicos: formação básica, com disciplinas de português, matemática, química, biologia, entre outros; Viticultura com orientações teóricas e práticas de manejo e conservação do solo, cultivo da uva, controle de pragas e doenças; Enologia que trata do processamento da matéria-prima com ênfase em elaboração de vinho e harmonização; por último, Gestão com aulas voltadas para administração, comercialização, logística entre outros.

O Instituto Federal oferece uma excelente infraestrutura para os alunos com biblioteca, salas de aula, laboratórios de botânica, microbiologia, química, alimentos de origem animal e vegetal, gastronomia e casas de vegetação. Também está prevista a instalação de um laboratório específico para produção de vinhos, derivados e práticas de análise sensorial.

Segundo Fábio Lenk, coordenador do curso, o Estado de São Paulo precisava de um Curso Superior voltado para o setor Vitivinícola, e os dados comprovam isso, pois está em segundo lugar em área plantada com 9.750 ha. E é o terceiro na produção de uvas com 177 mil toneladas em 2011. Já a cidade de São Roque foi devidamente escolhida porque além de ser a ´terra do vinho´, uma identidade que ninguém esquece, recebe em média seis mil turistas por final de semana em busca de atrativos voltados a bebida. Outro fator importante foi a localização estratégica do município no mapa de São Paulo e o fácil acesso a importantes rodovias.




“Quando soubemos que o curso havia sido homologado, ficamos muito felizes e honrados. Sempre lutamos para profissionalizar a área, melhorar nossos serviços e qualidade. Temos um nome na história e queremos perpetuá-lo. Se depender de nós, São Roque sempre será um expoente quando o assunto for vinho”, comemora Cláudio Góes, presidente do Sindusvinho – Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque.

O Sindicato foi um dos grandes apoiadores do projeto, desde a elaboração inicial, fornecendo dados de mercado da cidade e região, levantando empresários da área, interesse do público nas disciplinas e necessidades de especialização. Também foi interlocutor do projeto junto ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas, Prefeitura de Louveira, Sindicato do Vinho de Jundiaí, Associação dos Engarrafadores de Vinho e Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo.

Antes do lançamento do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, o Sindusvinho auxiliou o Instituto a implantar três turmas de Cursos de Extensão em Enoturismo como uma prévia. “O sucesso foi tão grande que já foram formadas 60 pessoas e que comprovou a demanda pelo tema”, ressalta Lenk.

Outros apoiadores do projeto são a ABE - Associação Brasileira de Enologia, Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho e a Prefeitura da Estância Turística de São Roque.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.