Cana: Combinação de estiagem e excesso de chuva trouxe quebra

Agronegócio

Cana: Combinação de estiagem e excesso de chuva trouxe quebra

Há risco de impacto também para a safra 2011/2012
Por: -Dirceu Portugal
170 acessos

A estiagem nos meses de março e abril deste ano no período de vegetação dos canaviais e o excesso de chuva na época da colheita reduziram a quantidade de cana-de-açúcar retirada das lavouras da Região Centro-Oeste do estado do PR na safra 2010/11. Há risco de impacto também para a safra 2011/2012.

A quebra de produção neste ano atingiu cerca de 4% em lavouras integradas a usinas. “Estamos concluindo a safra com quebra de 3,8% da expectativa de produção, que era de moer 2 milhões de toneladas”, afirma o diretor agrícola da Sabarálcool, Victor Vicari Rezende. Segundo ele, a qualidade da produção foi prejudicada em 10%.

Rezende acredita que a safra de 2011/2012 será de preços estáveis, mas de redução na quantidade de cana retirada das lavouras. “O Brasil deve colher menos que o previsto por conta da condição dos canaviais. Nos últimos três anos, houve redução de preços e muitos empresários, para reduzir custos, deixaram de investir na renovação das lavouras”, acrescenta. A Saba­rálcool, no entanto, espera ter co­­lheita 15% maior.

O fato de o mercado estar em ascensão tanto para o açúcar como para o álcool não representou lucro aos empresários, afirma o executivo. “Nos últimos três anos, os preços estavam ruins e, por isso, diversas usinas bateram o martelo fixando os preços. Neste ano, os empresários não puderam aproveitar a retomada por causa da fixação. Houve uma produção confortável, mas não gerou resultados satisfatórios.” A usina, que encerra as atividades no próximo dia 18 para manutenção, deve voltar a moer apenas em março de 2011.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink