CI

Cana-de-açúcar já limita cultivo de grão

A cultura aproveitou os péssimos momentos das últimas safras de grãos para limitar o crescimento das áreas de plantio


A cultura da cana-de-açúcar aproveitou os péssimos momentos das duas últimas safras de grãos e o excelente cenário para o setor sucroalcooleiro para limitar o crescimento das áreas de plantio de grãos, principalmente no Norte e Nordeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Mesmo com a recente valorização dos preços do milho e das boas perspectivas para a soja, a cana-de-açúcar apresenta uma rentabilidade melhor para os agricultores, fascinados com os novos projetos ou aumento da produção das usinas das regiões.

Enquanto no Mato Grosso e no Paraná há uma previsão de crescimento de até 25% na área cultivada com a safrinha, nas tradicionais áreas paulista e mineira a safra de inverno, basicamente de milho e sorgo, deve aumentar em torno de 10%, ou seja, apenas uma recuperação do recuo do ano passado. Na safrinha passada, a área paulista caiu, ante 2004/2005, 16,9%, para 269,3 mil hectares, e a produção recuou 27%, para 577 mil toneladas, de acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.