CI

Cana-de-açúcar transgênica suporta escassez de nutrientes

Cientistas conseguiram incremento de 31% no conteúdo de potássio



De acordo com estudo publicado no Plant Omics Journal (POJ), cientistas conseguiram um incremento de 31% no conteúdo de potássio em variedades transgênicas de cana-de-açúcar. A baixa disponibilidade desse nutriente no solo é um dos fatores mais restritivos ao seu cultivo, dada a pouca resistência ao estresse hídrico (pouca disponibilidade de água) e a solos com alta salinidade.


A descoberta poderia permitir a agricultura desses de cana-de-açúcar geneticamente modificada em áreas em que atualmente essa atividade não é possível. O potássio é responsável pela produtividade da planta e também pela resistência a doenças. Dois genes, o CBL9 e o CIPK23, atuam na absorção do elemento pelas raízes.

No estudo publicado, os pesquisadores introduziram três sensores de sinalização da Arabidopsis thaliana, vegetal geralmente utilizado como organismo modelo, na cana-de-açúcar e os superexpressaram ao mesmo tempo. A avaliação também foi feita em cultura hidropônica, com um aumento de 35% no conteúdo do nutriente se comparado às espécies não transgênicas. 


Mesmo sob condições de pouca disponibilidade de potássio, a cana GM apresentou raízes mais longas, plantas com maior peso, e maior peso seco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.