CI

Canadá considera arroz dourado saudável e seguro

Nova Zelândia e Austrália também aprovaram cultura transgênica


A agência estatal de saúde do Canadá (Health Canada) notificou o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz que não tem nenhuma objeção ao uso para alimentação do chamado arroz dourado ou GR2E. O órgão conduziu uma análise abrangente desta variedade de arroz segundo as orientações de análise de segurança de novos alimentos, que são baseadas em princípios internacionalmente aceitos para o estabelecimento de segunda-feira de alimentos com novos traços.

Em nota emitida no dia 16 de março, a Health Canada declarou que “as mudanças feitas nessa variedade de arroz não demonstram maior risco à saúde humana que as variedades de arroz que já estão disponíveis no mercado canadense”, além de notar que o “GR2E não teria impacto em alergias e que não há diferenças no valor nutricional do GR2E comparado a outras variedades tradicionais para consumo exceto pelos altos níveis de provitamina A”.

A decisão da Health Canada coincide com a aprovação da agência Food Standard Australia Zew Zealand (FSANAZ) e é resultado da sua cooperação de análise de segurança de ambos os órgãos. A análise do GR2E é o exemplo mais recente onde ambos os órgãos colaboraram para análise de segurança e o cronograma de envios do Instituto do arroz para as duas agências. Na análise de segurança para novos produtos alimentícios, tanto o Health Canada como a FSANAZ aderem a princípios científicos desenvolvidos nos últimos 20 anos por organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Undas (FAO), a Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento e a Comissão Alimentária Codex.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.