Canadá deve eliminar três pesticidas neonicotinóides

MUNDO

Canadá deve eliminar três pesticidas neonicotinóides

Em agosto de 2018, o governo recomendou que o uso de clotianidina e tiametoxam fosse descontinuado
Por: -Leonardo Gottems
332 acessos

A Health Canada, que é o departamento do governo responsável pela saúde pública nacional, anunciou que deve eliminar três pesticidas neonicotinóides nos próximos dois ou três anos. O regulador de pesticidas do governo federal diz que certos usos de um inseticida popular precisam ser restringidos para proteger a saúde dos polinizadores. 

Nesse cenário, o departamento publicou a sua decisão final dizendo que algumas aplicações de clotianidina, imidaclopride e tiametoxam serão eliminadas nos próximos dois a três anos, dependendo da disponibilidade de produtos alternativos. “As avaliações científicas mostram efeitos variados sobre as abelhas e outros polinizadores da exposição a cada um desses pesticidas. Para proteger as abelhas e outros polinizadores a agência anunciou que estará cancelando alguns usos desses pesticidas e mudando outras condições de uso, como restringir o tempo de aplicação”, disse em um comunicado. 

Os neonicotinóides são uma classe popular de pesticidas à base de nicotina amplamente utilizados pela indústria agrícola como pulverização foliar, aplicação no solo e tratamento de sementes. Os pesticidas enfrentaram a resistência do público nos últimos anos por causa de preocupações sobre se eles representam uma ameaça aos polinizadores e insetos aquáticos. 

Em agosto de 2018, o governo recomendou que o uso de clotianidina e tiametoxam fosse descontinuado ao longo de três a cinco anos, uma vez que a proibição foi aprovada, devido a preocupações de que o pesticida representa uma ameaça para mosquitos e moscas. Uma decisão final sobre insetos aquáticos é esperada para janeiro de 2020. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink