CI

Canadá não respeita regras de comércio, acusam EUA


Os Estados Unidos contestaram ontem o Conselho de Trigo do Canadá (Canadian Wheat Board) na Organização Mundial do Comércio (OMC), acusando o órgão estatal canadense, responsável pela compra e pela comercialização de trigo, de ser uma organização monopolista que desrespeita as regras de comércio global.

"O Conselho do Trigo do Canadá é um monopólio, e seus benefícios especiais e privilégios colocam o produtor norte-americano de trigo em desvantagem e corroem a integridade do sistema internacional de comércio", segundo informou o representante do Comércio dos Estados Unidos (USTR), Robert Zoellick.

A iniciativa norte-americana ocorre quando a Comissão Internacional do Comércio e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos ponderam uma contestação similar por parte de produtores de trigo duro e trigo vermelho de Dakota do Norte. Os agricultores daquele estado norte-americano solicitaram ao governo Bush que descubra, segundo a lei americana, se o conselho de comercialização subsidia ilegalmente os produtores de trigo canadenses. Nesse caso, os produtores americanos solicitaram tarifas de até 44% contra as importações de trigo canadense.

Os Estados Unidos solicitaram ontem para que o governo canadense inicie as consultas sobre o tema na Organização Mundial de Comércio, sediada em Genebra. Se as conversações não conduzirem para uma solução, os Estados Unidos pedirão para o árbitro comercial para estabelecer um painel (comitê de investigação) de discussão para julgar a ação.

Preços futuros

Ontem, na Chicago Board of Trade (CBoT), bolsa que negocia grãos no mercado futuro, os contratos para maio subiram 1,23%, como reflexo das notícias de que o clima frio prejudica a qualidade do trigo da Ucrânia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.