CI

Canadá quer cancelar a maioria dos usos de clorpirifos

Quase todos os usos agrícolas do defensivo são propostos para o cancelamento


A Health Canadá, agência que regulamenta os defensivos do país, está propondo o cancelamento de muitos usos de clorpirifos devido a riscos ao meio ambiente, com um pequeno número de usos aceitáveis para registro contínuo na região. O clorpirifos é um inseticida de amplo espectro amplamente utilizado para o manejo de insetos na produção de frutas, verduras, cereais, grãos, leguminosas, nozes, oleaginosas, estufas e ornamentais e gramados.  

Ele também é aplicado em áreas externas não residenciais para controlar mosquitos e insetos destrutivos em e ao redor de edifícios não residenciais. No entanto, a agência afirmou que, para proteger o meio ambiente, quase todos os usos agrícolas são propostos para o cancelamento nos próximos tempos, afirma o órgão governamental. 

Alguns usos aceitáveis são no caso de água parada, como piscinas temporárias para controle de mosquitos larvais, controle de mosquitos adultos ao ar livre e estrutural interior e exterior (não residencial). Além disso, será permitido o uso em plantas ornamentais ao ar livre (somente em contêineres) para controle de larvas de besouros japoneses e também em plantas ornamentais com que são cultivadas dentro de estufas, segundo informou a própria instituição. 

Além disso, as atualizações nos rótulos dos demais produtos registrados incluem declarações ambientais padrão para evitar efeitos em espécies não-alvo ou sistemas aquáticos. A organização afirmou que irá lançar esta consulta aberta para comentários de 31 de maio de 2019 a 29 de agosto de 2019, o que totaliza um período de 90 dias corridos, a partir da primeira data regulamentada. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.