CI

Canadá terá safras recordes de trigo e canola

Safra supera o recorde anterior de 32,1 milhões de toneladas


WINNIPEG, Manitoba - Os agricultores canadenses estão colhendo suas maiores safras de trigo e canola já registradas, após condições climáticas favoráveis elevarem as produtividades, afirmou a Statistics Canada nesta sexta-feira, em seu segundo relatório de produção do ano.


A Statscan estimou a safra total de trigo em 33,026 milhões de toneladas, alta de quase 8 por cento ante sua previsão de agosto, de 30,6 milhões, e ligeiramente acima da média das expectativas do mercado, de 32,9 milhões de toneladas.

A safra supera o recorde anterior de 32,1 milhões de toneladas, atingido em 1990.

A produção de canola deve atingir 15,963 milhões de toneladas, alta de quase 9 por cento ante as estimativas anteriores da Statscan, de 14,7 milhões de toneladas, mas queda ante a média das previsões do mercado, de 16,6 milhões de toneladas.

O recorde anterior, de 14,6 milhões de toneladas, foi registrado em 2011.

O Canadá é o maior produtor e exportador mundial de canola, e o segundo maior exportador de trigo.

As estimativas para as safras de trigo e canola devem aumentar ainda mais quando a Statscan divulgar seus números finais de produção em dezembro, uma vez que a última pesquisa com agricultores ocorreu no início de setembro e a maior parte das lavouras ainda tem que ser colhida, disse Dave Reimann, analista de mercado da divisão de serviços de marketing de grãos da Cargill Ltd .

O enorme fornecimento de trigo do Canadá pode interferir nas exportações norte-americanas de trigo, uma vez que a qualidade da safra deve se tornar evidente durante o inverno, disse Reimann.

"Foi um ano bastante notável", disse o analista da Wild Oats Grain Market Advisory, John Duvenaud, durante uma teleconferência organizada pela bolsa de grãos de Minneapolis. "Tivemos bastante umidade no solo, então tivemos um bom começo", acrescentou.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.