CI

Canela sedia Seminário sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Agropecuário Sustentável

Evento gratuito reunirá lideranças para discutir o futuro da produção agrícola na região


Evento gratuito reunirá lideranças para discutir o futuro da produção agrícola na região

Discutir problemas e alternativas para o desenvolvimento agropecuário sustentável das Regiões dos Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra Gaúcha é o principal objetivo do evento que acontecerá no dia 29 de novembro, no Campus da UCS, em Canela (RS). Promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), pelo CREA-RS e pela Embrapa, o evento reunirá lideranças, autoridades, empresários e técnicos.

Para Alexandre Hoffmann, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e um dos organizadores do evento, a realização do Seminário foi a melhor forma de reunir os principais envolvidos para avaliar a situação atual e a sustentabilidade da agricultura na região, além de também identificar as melhores opções para o futuro. "Os Campos de Cima da Serra têm sido uma região contemplada por uma matriz econômica que vem se diversificando, porém sem um planejamento ambiental, logístico ou agronômico, o que gera uma grande preocupação para as entidades promotoras", avalia.

Segundo informa, uma das melhores alternativas para o crescimento planejado é o uso da Inteligência Territorial. "Com base no conhecimento atual da região, serão identificadas quais serão as melhores apostas para avançar a produção, buscando um menor impacto ambiental, aproveitamento das potencialidades e, sobretudo, orientar novos investimentos e garantir a continuidade do turismo, que é importante fator econômico na região. Isso é o que, de forma simplificada, a Inteligência Territorial faz", complementa Hoffmann.

Com o intuito de trazer aos participantes do Seminário uma visão prática do uso da Inteligência Territorial, um dos palestrantes será Evaristo Miranda, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP), um dos maiores especialistas brasileiros nesse tema. Miranda atua no planejamento agropecuário da região conhecida como Matopiba, a mais nova fronteira agrícola do Brasil, localizada na confluência dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

As vagas são limitadas e as inscrições - gratuitas podem ser realizadas até o dia 25/11  no endereço: http://perguntas.cnpuv.embrapa.br/index.php/526672/lang-pt-BR.

Clique aqui e confira a programação completa.

Serviço:

O que: Seminário sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Agropecuário Sustentável das Regiões dos Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra

Data: 29 de novembro

Local: UCS – Campus Universitário da Região das Hortênsias – Sala 108 – Canela – RS

Inscrições: http://perguntas.cnpuv.embrapa.br/index.php/526672/lang-pt-BR

Informações: 54-34558087 – Embrapa Uva e Vinho

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.