CI

Capacitação orienta técnicos sobre Pronaf Sustentável

O evento faz parte do processo de implementação deste tipo de crédito na região de Bagé/RS


Trinta profissionais que prestam assistência técnica a famílias assentadas em Candiota, Hulha Negra e Aceguá participam até sexta-feira (03), em Bagé (RS), da capacitação sobre Pronaf Sustentável, promovida pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento faz parte do processo de implementação deste tipo de crédito na região.

O curso, que iniciou no último dia 26, orienta os técnicos sobre etapas necessárias para a execução do programa: o diagnóstico de unidades familiares e o uso do sistema informatizado, pelo qual é operado o Pronaf Sustentável.

O diagnóstico é o primeiro passo, onde são obtidas todas as informações referentes à situação atual da unidade familiar, identificando sua composição de pessoas (mão-de-obra), de patrimônio, de sistemas produtivos, de renda, dos aspectos ambientais, de infraestrutura, de mercado, de programas públicos e de suas carências e potencialidades.


Os dados são inseridos no sistema “Sig@Livre Sustentável”, o qual possui interface com demais aplicativos, páginas da internet e outros controles. Ele concentra todas as informações coletadas em campo, possibilitando realizar o planejamento e acompanhamento das ações.

A capacitação também aborda metodologias participativas do meio rural e práticas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, necessárias para a complementação do planejamento das atividades produtivas de cada unidade familiar.


Ao longo do processo, outros municípios, como Pedras Altas e Pinheiro Machado, serão incorporados ao programa. Além do RS, o programa também está iniciando em alguns assentamentos da região Norte do país.


Programação

A primeira parte da capacitação, na semana passada, foi realizada na comunidade João Emílio, em Candiota. A partir desta segunda-feira(30), o curso acontece na Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em Bagé, para facilitar o acesso online ao sistema. As atividades ocorrem das 8 às 18h.

Segunda-feira (30/8) – Metodologias participativas do meio rural (conceitos básicos, lógica do processo, estudo de dados secundários, sensibilização, diagnóstico e principais técnicas e sua aplicação no Pronaf Sustentável; Organização social e produtiva da agricultura familiar.

Terça-feira (31/8) – Legislação ambiental com ênfase na legislação estadual

Quarta-feira (01/9) – Apresentação do Siga@ Livre Sustentável (sistema para operacionalização do Pronaf Sustentável), com ênfase no diagnóstico

Quinta-feira (02/9) – Siga@ Livre Sustentável, com ênfase no planejamento

Sexta-feira (03/9) – Siga@ Livre Sustentável, com ênfase no monitoramento; encerramento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.