CI

Capacitação sobre Manejo de Colméias ocorreu em Santa Vitória do Palmar

Com o objetivo de qualificar os apicultores foi realizado um encontro com palestra no interior do município de Santa Vitória


Com o objetivo de qualificar os apicultores do município de Santa Vitória do Palmar, foi realizado, na última quarta-feira (23/11), um encontro com palestra na propriedade de Dona Izolina e de Dirceu Nascimento Rodrigues, na localidade de Espinilho, interior do município. Participaram 24 apicultores.

Os temas abordados pelo extensionista e gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Clasem Maciel, foram sobre Histórico da Apicultura, Raças de abelhas, Composição de uma colméia, Funções das abelhas na colméia e Calendário de floradas. Na parte da tarde, foi feita a prática de revisão do ninho de cria, bem como teste para o controle da Varroa destructor, um ácaro que pode causar grande mortandade de abelhas. 

A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfed, também falou sobre a importância da qualidade da água, tanto para os animais, quanto para o consumo humano. Dessa forma, foi apresentado o modelo de clorador desenvolvido pela Embrapa, e repassadas orientações quanto à instalação e utilização. Para os apicultores, essa também foi uma importante informação, pois como muitos querem legalizar a produção de mel para comercialização, a qualidade da água deve estar perfeita para o consumo.

Para a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Miriam Farias, ?além do mercado local existe mais um importante meio de comercialização no município, que são os mercados institucionais, que pode ser fortalecido através da inclusão de um maior número de apicultores?, observou, ao afirmar que ?o aprimoramento das técnicas de manejo aumentará a produção de mel e melhorará a renda dos apicultores?.

Através dessa atividade, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar visa aproximar-se dos apicultores, estimulando e melhorando a produção desse alimento tão importante que é o mel, com reconhecido valor energético e medicinal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.