CI

Capacitação técnica marca cooperação entre Embrapa e países do Caribe

A ação é uma demanda dos países junto à Agência Brasileira de Cooperação


A partir de segunda-feira (13), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) recebe em Campinas/SP técnicos de sete dos 14 países que integram a Comunidade do Caribe (Caricom) para um programa de capacitação. A ação é uma demanda dos países junto à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, viabilizada pela parceria com a Empresa, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

Para a SRI, o fortalecimento da agricultura a partir da diversificação na produção de alimentos é uma maneira de aumentar a segurança alimentar e tornar efetiva a cooperação técnica entre países em desenvolvimento. Assim, além de integrar programas de capacitação, há quase dois anos a Embrapa mantém uma representação da Empresa no Panamá para facilitar o intercâmbio na pesquisa e transferência de tecnologia.

Hortaliças – A capacitação em tecnologia de produção de hortaliças, cultivo mínimo em pequenas áreas e máquinas agrícolas será realizada entre os dias 13 e 17 de junho. A recepção e o treinamento da comitiva estão sob coordenação técnica da Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do Escritório de Negócios de Campinas/SP, com a Embrapa Hortaliças.

Segundo o gerente do Escritório, Fernando Matsuura, a programação buscou incorporar também atividades de campo, além das teóricas. “A equipe preparou visitas a pontos de comercialização de hortaliças bem como à Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas - em Holambra (SP), que é voltada ao setor e onde a Embrapa terá um estande”, informa o gerente.

O grupo também vai a Indaiatuba (SP) conhecer uma montadora de microtratores e, em Itu (SP), visitam empresa produtora de hortaliças em cultivo protegido. A comitiva é formada por onze técnicos de sete países caribenhos: Belize, Trinidad e Tobago, Suriname, Granada, Antigua e Barbuda, São Cristóvão e Névis e Santa Lúcia. Os pesquisadores Nozomu Makishima, da Embrapa Transferência de Tecnologia, e Nuno Madeira e Ítalo Rocha Guedes, da Embrapa Hortaliças, ministram o treinamento.

A abertura do curso será realizada no dia 13/06, às h, no auditório da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), unidade que também apoia a agenda. Na oportunidade, a pesquisadora Júnia Rodrigues de Alencar, também do Escritório de Negócios, profere a palestra: Oportunidades de Cooperação Internacional com a Embrapa.
 
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Transferência de Tecnologia

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.