CI

Caqui e maçã mobilizam produtores gaúchos em quatro dias de Festa

Apresentações artísticas, palestras e shows estão entre alguns dos atrativos da Festa, que acontece entre os dias 16 e 20 de abril


De 16 a 20 de abril acontece em Arroio do Padre (RS) a 3ª Festa Regional do Caqui e da Maçã. Apresentações artísticas, palestras e shows estão entre alguns dos atrativos da Festa. Um dos pontos altos dos quatro dias de evento é a comercialização de caqui e maçã in-natura. Os agricultores disponibilizarão as frutas para a venda ao lado do estande da Emater/RS-Ascar.


A Emater/RS-Ascar, como uma das entidades patrocinadoras, terá um espaço na Festa onde, entre outras atividades, disponibilizará aos visitantes informações sobre fruticultura e fará demonstrações de receitas com Caqui e Maçã. Além disso, a entidade promove, em parceria Prefeitura e Cosulati, uma Mostra de Gado Leiteiro. O evento integrado à Festa ocorre no sábado (19) pela manhã.

Em Arroio do Padre, 10 produtores são responsáveis pela totalidade da produção de Caqui e de Maçã. O município tem cinco hectares plantados de maçã, o que corresponde a uma safra anual de 60 toneladas da fruta. O Caqui é plantado em quatro hectares e a produção por safra é de 40 toneladas.

A produção de Caqui e Maçã é uma alternativa para geração de renda em Arroio do Padre. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Geverson dos Santos, "a fruticultura está em fase de expansão no município e é um bom investimento para produtores familiares que querem investir na diversificação de culturas".


No município a colheita da maçã já foi encerrada e quase toda a produção comercializada. Duas das 60 toneladas colhidas foram reservadas pelos produtores para a venda na Festa. O Caqui está em fase de colheita e começando a comercialização. Segundo o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, a expectativa de comercialização dos produtores é boa, uma vez que o produto é vendido na Festa, mas também é comercializado em supermercados da região de Pelotas. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar Regional Pelotas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.