Cargem revê investimento de R$ 1,2 milhão em MG
O resultado negativo da safra foi um dos motivos para a suspensão do investimento da processadora
O volume de grãos processados pela Companhia de Armazéns Gerais Ltda (Cargem), neste ano, foi de aproximadamente 350 mil sacas, o que representa um queda de 14% em relação às cerca de 400 mil sacas registradas em 2005. De acordo com o assessor da diretoria da empresa, que está instalada em Três Corações (MG) e atua com armazenagem e beneficiamento do milho, Valdir Martins, o resultado negativo da safra foi um dos motivos para a suspensão do investimento de R$ 1,2 milhão, que seria destinado à ampliação da capacidade dos silos. A empresa não divulgou o faturamento.
"Com a redução do volume de milho processado, mais a instalação de novos silos na região, achamos melhor adiar o investimento, que será aplicado no aumento da capacidade de armazenagem do grão", afirmou. Atualmente, a Cargem possui dois silos capazes de armazenar, cada um deles, 100 mil sacas de 60 quilos. Segundo Martins, com o investimento, a empresa irá instalar mais dois silos, dobrando essa capacidade.
Para a safra do próximo exercício, a expectativa é de que a Cargem volte a processar as 400 mil sacas registradas em 2005, recuperando a produção. "A previsão é de que haja normalidade das chuvas e também dos índices de água no solo, o que não aconteceu neste ano, quando fomos prejudicados por diversas intempéries, como até chuva de granizo", disse.