Cargill fecha parceria com o Instituto Aiba
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Divulgação

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Cargill fecha parceria com o Instituto Aiba

Parceria visa ampliar as ações de sustentabilidade
Por:
475 acessos

A Cargill, buscando promover a produção cada vez mais responsável, beneficiando agricultores e comunidades onde está inserida, anuncia a parceria com o Instituto Aiba (Iaiba). Mantido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), maior entidade representativa do agronegócio no Norte e Nordeste do Brasil, localizada na região oeste da Bahia, o Instituto Aiba irá trabalhar com a Cargill para  ampliar ações de sustentabilidade por meio do desenvolvimento conjunto de projetos e programas que facilitam o acesso a métodos agrícolas sustentáveis e auxiliam na melhoria dos indicadores sociais, ambientais, econômicos, de saúde e de segurança na região do Matopiba.

Utilizando-se da educação e da tecnologia como seus pilares, a Cargill e o Instituto Aiba/Aiba estão lançando dois novos projetos. O primeiro ocorre no município de Barreiras e ajudará jovens vulneráveis de 14 a 16 anos, de comunidades rurais e urbana da região, a fim de permitir uma formação humana e desenvolver o comportamento empreendedor. Os participantes trabalharão em uma fazenda modelo criada para os preparar para possíveis carreiras na agricultura, ao mesmo tempo em que estudam módulos sobre educação ambiental, gestão de negócios e solução de problemas comunitários.

O segundo projeto tem como objetivo melhorar as condições de agricultura de pequena escala através da transferência de tecnologia. Os pequenos produtores cultivam grande parte dos produtos hortifrutigranjeiros, doces, biscoitos e cachaça artesanal. A parceria com a Cargill permitirá o fornecimento de uma tecnologia de irrigação por microaspersão e gotejamento a 100 fazendas das comunidades rurais. Com esta infraestrutura moderna, eles terão condições de ser mais eficientes na produção agrícola e com uso mais racional da água. Deste modo, o projeto fomenta, ainda, a economia local, garantindo renda e melhor qualidade de vida às famílias rurais.

A Cargill acredita que cada parte da cadeia de valor tem um papel a desempenhar, desde os agricultores até os consumidores. “Nós acreditamos que para conseguirmos transformar as nossas cadeias de produção, nós precisamos engajar e contar com o apoio dos produtores rurais. E pensando nisso, buscamos a ajuda da Aiba para conseguirmos estabelecer esse diálogo e juntos identificarmos uma oportunidade de ter uma produção de soja ainda mais sustentável no Oeste da Bahia”, explica Renata Nogueira, líder de Sustentabilidade do Negócio Agrícola da Cargill na América do Sul. “Nosso trabalho com a Iaiba para educar os jovens sobre a sustentabilidade e apoiar o uso eficiente da água tornará a região mais produtiva e sustentável, diminuindo a pressão para converter áreas com vegetação nativa”, explica a executiva.

"É possível mudar a perspectiva e construir um futuro com responsabilidade econômica, social e ambiental nas comunidades impactadas pelas nossas atividades. Nesta construção é necessário um grande esforço conjunto do Instituto Aiba/Aiba com empresas privadas que estão relacionadas à cadeia produtiva do agronegócio. Neste sentindo, a Cargill saiu na frente e foi inovadora nesta parceria", explica Helmuth Kieckhöfer, Superintendente do Instituto Aiba.

Essa iniciativa da Cargill faz parte dos resultados do relatório semestral de sustentabilidade da soja, anunciados recentemente e que mostraram os esforços da empresa para transformar a sua cadeia de suprimentos. Além da parceria, a Companhia divulgou que completou o mapeamento de localização de pontos de coleta para 100% de seus fornecedores de fazendas de soja no Brasil e estima que 95,68% de sua soja originária do Brasil é cultivada em terras livres de desmatamento e conversão (usando o Código Florestal de 2012 como ponto de referência).

 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink