CI

Carnaval carioca destaca importância do leite

Escola de samba do Rio de Janeiro mostra etapas da cadeia produtiva do leite e derivados e a relevância desses produtos na vida do brasileiro


Escola de samba do Rio de Janeiro mostra etapas da cadeia produtiva do leite e derivados e a relevância desses produtos na vida do brasileiro

A história do leite e a importância da bebida e seus derivados na alimentação será destaque no carnaval carioca neste ano. O samba enredo da escola Porto da Pedra abordará a origem do leite, como ocorreu o crescimento do consumo da bebida em todo o mundo, as práticas de conservação e transporte, além dos valores nutricionais. O Brasil é o quinto produtor mundial de leite, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia, China e Rússia. Números da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que a produção brasileira chegou a 32,2 bilhões de litros de leite em 2011, valor cerca de 2% superior ao registrado em 2010.


O enredo da escola de samba vai mostrar, também, as etapas de manipulação e industrialização dos produtos lácteos, além do processo produtivo, que segue o preceito de garantir alimentos com qualidade e durabilidade. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem um papel fundamental na manutenção da qualidade e inocuidade dos produtos lácteos brasileiros. A atuação do órgão governamental ocorre por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que age junto às unidades fabris responsáveis pelos alimentos com produtos de origem animal.

Hoje, existem no Brasil aproximadamente 1.508 estabelecimentos industriais registrados junto ao Serviço de Inspeção Federal, que recebem e processam leite de diferentes espécies animais (além do leite de vaca, também de leite de búfala, de cabra e de ovelha). Esses alimentos registrados e aprovadores recebem o selo de garantia do SIF. Nessas indústrias, todo o leite recebido é submetido a análises laboratoriais para comprovar a sua qualidade, e somente após essas análises e a aprovação dos resultados é que o leite poderá ser utilizado para a fabricação de produtos lácteos.

Além disso, outras atividades são desencadeadas para que o consumidor possa ter acesso aos alimentos seguros e com qualidade incontestável. Como parte dessas ações, o Ministério da Agricultura edita regulamentos técnicos que definem parâmetros de identidade e qualidade de produtos lácteos. Define, ainda, normas higiênico-sanitárias que devem ser cumpridas pelas indústrias a fim de garantir que o alimento produzido seja seguro para o consumo humano.


Dentre as suas atividades, o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura promove a fiscalização dos estabelecimentos para avaliação das instalações, higiene nos processos de fabricação e realização de análises laboratoriais dos produtos. O objetivo é verificar se as empresas estão cumprindo as normas, sempre com o objetivo de assegurar que o leite e seus derivados sejam ofertados à sociedade com um elevado padrão de qualidade e sabor.

Saiba mais

O trabalho atestado pelo SIF verifica todas as etapas do processo produtivo dos alimentos, fazendo com que os procedimentos adotados na produção sigam as normas estabelecidas pelo governo federal. A fiscalização, que é feita na indústria, verifica a ração oferecida aos animais, as instalações onde são criados, o frigorífico de abate, entre outros.

Todo produto de origem animal comercializado em supermercados deve estar acompanhado pelo carimbo do SIF. No selo, o consumidor poderá encontrar informações como a temperatura de conservação, data de validade e o tipo de produto descrito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.