CI

Carne Certificada Pampa® cresce no 1º semestre de 2011

Programa atingiu o auge com a produção de 85 toneladas de carne só no mês de abril


O Programa Carne Certificada Pampa® da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), lançado em 2000 é o programa de certificação com maior tempo de atividades e que abriu portas para diversos programas de certificação de carne de qualidade no Brasil. No ano em que o Carne Pampa ® comemora 11 anos, há muito mais que se comemorar, além do crescente número de animais abatidos nas plantas frigoríficas conveniadas no Rio Grande do Sul, do Frigorífico Silva e Marfrig Frigoríficos do Brasil, o programa atingiu o auge com a produção de 85 toneladas de carne só no mês de abril de 2011. O Programa Carne Certificada Pampa® garante ainda aos produtores, que já são amparados pelas cotações do indicador Esalq/Cepea para o RS, bonificações que variam de 2% até 6% para os animais certificados.

Para o Gerente do Programa Carne Certificada Pampa®, Guilherme Dias, “o ajuste do padrão racial, o treinamento dos certificadores e o aumento de animais identificados pelo Programa Gado Pampa, impactou direto no aumento de animais certificados nos meses de abril e maio”. O resultado é comemorado como um estímulo e como um indicador de que o trabalho está no caminho certo. A ABHB vem fomentando o programa unindo à certificação frigorífica os Programas Gado Pampa Certificado e Terneiro Certificado Pampa, programas de certificação de gado em pé e que surgiram para abastecer e suplementar o programa de carne com produtos com a garantia de padrão Hereford e Braford. Segundo Dias, até o momento já foi abatido o volume total de 10419 animais certificados entre machos e fêmeas, uma média de 2084 animais por mês .

Um passo importante dado pela ABHB, foi a participação do Programa Carne Certificada Pampa® no Espaço Carne da Feicorte 2011, foram três dias em que os visitantes e convidados tiveram a oportunidade de experimentar o sabor, a maciez e a suculência da carne Hereford e Braford produzida pelo Carne Pampa. O veterinário gaúcho André Sander, radicado há oito anos em Altamira,no Pará, aproveitou a ocasião para matar as saudades da excelente carne produzida no Rio Grande do Sul e destacou a suculência, a maciez e o sabor diferenciado da carne HB. Veja o que disseram os que provaram a Carne Certificada Pampa®:

“A carne HB possui um rico sabor, é muito tenra e palatável” – John Sheppard Norris, criador de Shorthom no Canadá

“É muito boa, macia e saborosa. Inegavelmente,é uma das melhores carnes do mundo, ele, o Hereford é uma grande raça por sua história e seleção voltada para a produtividade” - André Delsique – criador de Nelore na Bahia

Segundo Dias, a ABHB está trabalhando para expandir o Programa Carne Certificada Pampa para São Paulo e para o Centro-Oeste brasileiro. “Já alinhavamos com o Frigorífico Marfrig um abate experimental no Mato Grosso do Sul, onde já existem grandes criatórios de Braford, e vamos buscar expandir o programa para lá também”, acrescenta Dias. O gerente executivo do Carne Pampa destacou ainda o feedback obtido durante as três degustações realizadas no Espaço Carne da Feicorte 2011. “Pessoas que não conheciam as raças e provaram sua carne pela primeira vez saíram daqui extremamente satisfeitas”, completa.
 
As informações são da assessoria de imprensa da ABHB

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.